Recomenda-se:

Netscope

Friday, July 20, 2012

Site de moda inestimável...versus futilidade


Hoje em dia é difícil definir ou distinguir um blog de moda, no meio de milhares de imitações - ou esforços pessoais  uns bem conseguidos, outros nem por isso. Já disse várias vezes que a minha ideia de blog de moda é bastante concreta: ou bem que se compõe de looks e conselhos/dicas de profissionais (ou amadores francamente talentosos) ou que é um blog cheio de boa informação, com artigos e opinião, a recuperar uma frescura que algumas revistas da especialidade têm vindo a perder. Cresci a devorar as Elles, Marie Claires, Vanity Fairs e Vogues ( na altura, em edição estrangeira). Ainda na minha meninice apareceu a Ragazza portuguesa, que nos seus primeiros anos era fabulosa: uma revista exigente, com vocabulário rico e fotografias lindas. Falava imenso da cultura pop, de etiqueta, de como coordenar correctamente as roupas segundo o biotipo, da história da moda (e não só) e  transmitia referências, inspiração. Entretinha, mas informava. Fazia sonhar, mas educava também. Não creio que muitas teenagers pretensamente fashionistas dos nossos dias, embora disponham de uma quantidade de informação impensável há alguns anos trás, conheçam o percurso dos grandes designers, a história das principais Casas, quem foram os vultos do cinema, da sociedade e da música que inspiraram visuais chave que ainda hoje usamos,  nem as modelos icónicas como  Jean Shrimpton, Marisa Berenson, Beverly Peele, Verushka ou Penelope Tree. Gostam de roupa e maquilhagem, mas falta-lhes conhecimento. Esse é o grande e eterno busílis da questão entre os amantes da moda e os seus detractores: a moda é fútil, superficial? Não é, se a compreendermos enquanto arte ou indústria - mas passa bem por tal se os meios que a veiculam (publicações, figuras, blogs, profissionais) não se esforçarem por transmitir mais do que "saldos!" ou "comprinhas do dia". Quando é assim a moda é desvirtuada, reduz-se a um materialismo despido de expressão, de inspiração artística e em muitos casos, até de estética e elegância
 Um site que adoro, e que foge completamente a esta tendência perniciosa é o Fashionista. Faz-me lembrar as publicações da velha guarda: recheado de informação útil (de dicas de beleza a conselhos para quem deseja ter uma carreira no sector) publica as últimas novidades, mas não esquece as histórias, factos e personalidades que compõem este mundo fascinante. Essencial. 





4 comments:

Kitty Fane said...

Estou a ler este blogue de fio e pavio e estou a adorar. Entretanto já roubei umas coisinhas para amanhã postar (devidamente linkadas, claro).

Imperatriz Sissi said...

Much gratitude, Kitty, you honour me :) . Sou uma seguidora fiel d´O Amor é um Lugar Estranho, que adoro e que se mantém um espaço de grande elegância, qualidade e sensibilidade.

Amanda Chic said...

Adorei!!! :D

A chic kiss ;)

Imperatriz Sissi said...

Muchas gracias! Outro :***

Textos relacionados:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...