Recomenda-se:

Netscope

Tuesday, August 28, 2012

Foi renhidíssimo, mas...

Considerando a votação aí do lado esquerdo, a poll que tive anteriormente (que esteve activa por alguns dias e fui obrigada a retirar devido a uma falha técnica) e os vossos comentários quer no IS quer no Facebook, ganha - por pouco - o SIM. Os leitores decidiram, por escassa maioria, que querem ver passatempos aqui no blog. Mas foi por pouco, e lisonjeia-me saber que quase outros tantos gostam do Imperatriz exactamente como ele é. Saber que (não desmerecendo quem oferece prémios aos seus seguidores) os que acompanham o blog o fazem pelo que publico, sem nenhum incentivo que não sejam os meus textos, é o melhor elogio que me podem fazer.
 A esses queridos leitores resta-me esclarecer um aspecto importante: caso o Imperatriz venha a ter passatempos,ou iniciativas semelhantes, jamais se tornará um espaço carregadinho de tralha que não deixa ler, nem ver os posts (não gosto disso nos outros, decerto não o permito em espaço que tenha o meu nome). Tão pouco um blog isento de opinião em prol de parcerias ou publicidade. Acredito que isso não só destrói o conteúdo e interesse de um blog como neutraliza qualquer veracidade que ele possa oferecer às marcas a que se associa. Dizer, por exemplo, "este perfume que me ofereceram é irresistível" sem explicar a que público se destina, nem a família de aromas a que pertence não só ocupa espaço que poderia ser dedicado a um post realmente interessante como presta um mau serviço aos leitores e à marca que - sabe-se lá porquê - o escolheu como meio de divulgação. Acredito que mesmo numa publi - reportagem (e tratei de muitas quando trabalhava na imprensa) é possível escrever de forma honesta e genuína. Basta olhar para algumas boas revistas de moda...
Nem todos os produtos são adequados a nós, mas podem sê-lo para determinadas consumidoras que por acaso, lêem o nosso blog. Não é difícil dar uma review sincera e esclarecedora que não se limite a fazer copy/paste do press release enviado pela RP da marca nem a dizer " adorei, é espectacular" (alguém ainda cai nesses?).
Vai tudo da qualidade e exigência que cada blogger estabelece como padrão. Acima de tudo, nem que me caísse aqui o Harrod´s (cada blogger tem o seu preço, vá lá, não sou santa) eu desistiria de dizer o que penso, o que bem me parece, de escrever os posts e rubricas a que nos temos habituado. Como se eu poupasse alguém às minhas embirrações...yeah, right. Não tenham medo, que o IS não corre o risco de se tornar um blog desmiolado. Mais do que já é, pelo menos.

5 comments:

mypencil2b said...

Blog com miolos... agradecemos!

Imperatriz Sissi said...

eu é que agradeço :) Beijinho

menina lamparina said...

Seria impossível que o teu blog se tornasse num amontoado de tralhas. É que além de inteligente, gostas de escrever e escreves muitíssimo bem. É por isso que tens um blog, ao contrário da maioria das pessoas que agora se dedica à criação e expansão dos seus cantinhos... ;)

Anyway, deixa-me sublinhar que cada caso é um caso. Se uns fazem do seu espaço uma montra de marcas e assim se sentem felizes, óptimo. Perdem apenas uma seguidora fiel (eu) e caso arrumado.
Se outros se dedicam a um tema que descortinam com posts enfadonhos ou sucessivos aglomerados de fotografias, excelente. Perdem-me como seguidora e ponto final.

Quanto a mim, sou rotulada de blogger sem o ser, realmente. Escrevo porque gosto de o fazer, sem pretensões e com um grande prazer nas possibilidades que a plataforma oferece. Quando dei por mim, o lamparina passou-me à frente e ganhou vida própria, mesmo sendo pequenino como é.

Ainda assim, os produtos que recebo por parte de algumas marcas e sobre os quais falo abertamente por lá, merecem-me ali apenas a apreciação que faria em conversa com uma amiga. É por isso que se por um lado tenho posts que considero interessantes, por outro tenho alguns de caca (mais ou menos como acontece nas conversas de café), onde digo um simples "Adorei este presentinho".

"Gosto muito" ou "adoro o cheiro" chega perfeitamente para a linha lifestyle light que o lamparina segue, que busca a proximidade com o leitor através da linguagem coloquial, principalmente - nota que esta análise só foi possível depois de dois anos de lamparina.

O que quero dizer é que não me agrada a ideia de prestar um servicinho às marcas que decidem oferecer-me qualquer coisa. Digo o que me apetece e se não me apetecer fazer uma descrição detalhada do produto, azar. É para isso que existem os sites das marcas que os leitores do lamparina poderão consultar caso se interessem pelo que digo. Se querem um press release colado, paguem. Aí o assunto seria outro. Simples.

Ai que horror, estiquei-me imenso... Sorry! :)*

Imperatriz Sissi said...
This comment has been removed by the author.
Imperatriz Sissi said...

Lamparina, quando referi o exemplo do perfume não estava de todo a pensar em ti. Conhecendo-te, sei que mesmo que escrevas duas linhas a dizer que adoraste o presente o farás com uma certa classe, como se falasses com as tuas amigas. A marca que te oferecer os presentes pensa " bom negócio com um blog simples, acessível e limpinho". Não era o caso dos que vi - com erros, com falta de maiúsculas no início das frases, sem pontuação, um desleixo. Sabes que me arrepiam coisas mal escritas. Light ou não, não há desculpa para um post mal elaborado, sem pés nem cabeça. Se eu trabalhasse para uma marca não gostaria de a ver associada a blogs mal escritos - embora deteste que se faça copy/paste do press release, que não é interessante para a marca nem para os leitores. Pessoalmente gosto de ler alguma informação nos blogs, que me explique o que é o produto e para que serve, embora dependa... Se for uma coisa simplesmente bonita ou feia não é precisa muita informação. Mas no caso dos BB Cream,por exemplo (e de outros produtos que tenho abordado sem qualquer contrapartida) as leitoras gostaram quando procurei e tratei informação para depois partilhar aqui, como se estivesse de facto a explicar numa mesa de café... com presentes ou sem, se falar da marca ou produto é porque me agradou (ou não) ou pelo menos me desperta curiosidade. Em todo o caso, é sempre bom, por todas as razões, ser cortês e profissional com quem tem o gesto de nos oferecer alguma coisa...me thinks.

Textos relacionados:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...