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Tuesday, August 14, 2012

(Too) Sexy and Bling bling are dead:a Vogue avisa

                             
        Finalmente parece que o show-off (à esq) vai desaparecer, para dar lugar a altivez, arrojo e sofisticação (à dir, colecção Hermès F/W 2012-2013)

            A Vogue Portugal de Setembro é uma edição esplêndida.

 Ainda preciso de apreciar a revista e os dois suplementos com a devida atenção, marcando as ideias e imagens que adorei - e são inúmeras, de grande utilidade para a temporada que se aproxima - mas agradaram-me especialmente a entrevista com Cristophe Lemaire, director criativo da Hermès, e o texto - imperdível e espero, a marcar uma época -  Não é para Meninas, de Patrícia Barnabé.
Adeus, vulgaridade!
  Em ambos, há duas ideias que sobressaem, sobre as quais já tinha reflectido aqui: a sensualidade artificial e exagerada e a ostentação grosseira deverão sair - at last - de cena. A substituir o espírito bling bling e o excesso de pele à mostra entram "uma beleza mais selectiva", a sofisticação, a maturidade elegante, um requinte subtil e understated - "que não é para quem quer, mas para que pode". Condições que não se resumem  às formas esguias nem aos zeros da conta bancária. Uma atitude que se prende com escolher "(...)roupa e (...)acessórios com a pinça  exigente e selectiva com que escolho os meus amigos. (...) O carisma demora anos a construir, tem muitas camadas e não há atalhos para lá chegar. (...) Numa era dura, de austeridade económica, não temos outro remédio senão crescer e enobrecer - chegar à maturidade e aprender a utilizar o magnetismo, como defesa, mas também como arma de sedução". A revista recorda que, como resposta à androginia dos anos 90, na passada década voltou-se à mulher "girly, ao sexy e à feminilidade. Este Inverno assistimos a uma certa segurança que a mulher tem ganho (...) Ela já não precisa de recorrer a peças adolescentes,nem de mostrar tanto, porque sabe usar a silhueta de uma outra forma. Estamos mais (...) conscientes do nosso potencial e das fragilidades e nuances da moda. (...) Este Inverno é todo ele pensado à volta da ideia de arrojo e preciosidade (...) assistimos ao ressurgimento da ideia de marca e de Alta-Costura (...) aproximamo-nos do sofisticado e do exclusivo, mas também do feminino e do original (...) A moda vive um período de certa altivez e risco e pede mulheres à altura".  
A entrevista serena de Cristophe Lemaire traduz os ideiais de sobriedade e do declínio do "show -off" das "marcas troféu" e da " mulher sexualizada". "Gosto da ideia de uma mulher digna, com um certo pudor. Acredito que um código de vestuário rigoroso pode ser extremamente feminino e atraente (...) Sinto-me atraído por uma mulher que apresente alguma contenção e em que se note a estrutura do seu carácter. É  a isso que ligo a elegância (...). O verdadeiro luxo não é algo que tenha de se exibir (...)é algo que se sente ao vestir. Nos últimos dez anos a palavra "luxo" tem sido aplicada à Moda com muita artificialidade. O sucesso da Hermès é fruto da sua filosofia, que sempre esteve ligada à simplicidade e funcionalidade. Não é uma questão de show off...no entanto, não posso controlar a forma como as pessoas compram ou usam a marca".
 As palavras de ordem são requinte, sofisticação, altivez e elegância. Rezemos para que a crowd fashionista adopte estas ideias, e combata o cansativo show off. Mas que as roupas disponíveis nas lojas sejam assim já é uma bênção.

7 comments:

Panurgo said...

Ou seja, a Vogue foi tomada de assalto por mulheres feias e gordas. Estragam sempre tudo...

Imperatriz Sissi said...

Non, mon cher...quem está de saída são as mulheres vulgares e ordinárias. As modelos são as mesmas, com roupas melhores...

Panurgo said...

Que é uma mulher ordinária e vulgar? Que embirração a tua.

Imperatriz Sissi said...
This comment has been removed by the author.
Panurgo said...

Uma mini-saia e tudo isso se desvanece...

Imperatriz Sissi said...

É possível usar mini saia com classe, nada a ver. Recordo-me dos anúncios da Versace nos anos 90. Só um exemplo...

Panurgo said...
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