Recomenda-se:

Netscope

Saturday, November 3, 2012

Brilhante comentário da semana: ciúmes


                                     
Em resposta à minha pergunta de ontem sobre o ciúme e desconfiança masculinos, uma gentil leitora escreveu palavras sábias e expressou um raciocínio que já me tem ocorrido, mas que nunca vejo tratado ou escrito em lado nenhum. Isso deu-me que pensar, pois recebo bastantes comentários que faziam um post e é pena não lhes dar o devido destaque. Por isso, a partir de agora - sempre e quando se justificar - será escolhido o Brilhante Comentário da Semana, de modo a partilhar com quem me visita a sabedoria dos comentadores mais fofos e respeitáveis desta blogosfera e arredores. Alors, diz a nossa amiga Sofia Henriques, e muito bem:

" Parece-me que depois de uma grande desilusão os homens têm muita dificuldade em voltar a entregar-se sem reservas. Acho que nas relações que possam vir a ter depois preferem optar por uma mulher que seja "average" e que sabem que não os vai deixar ou trair, do que voltar a estar com alguém que os arrebate (...)  arriscar entrar numa relação em que não tenham controlo absoluto. De outra forma como explicar que muitos homens prefiram casar com uma pãozinho sem sal (mas que está garantida) em vez de uma mulher mais interessante mas independente, com "pêlo na venta" ? Talvez tenham receio de perder o controlo, não dominar a relação e, como é um coração já cheio de remendos que está em jogo, preferem não colocar-se novamente em risco. Talvez as desilusões amorosas numa idade relativamente precoce estejam na génese de muitos dos sacanas que nos deixam de coração partido.


Eis um belo ensaio sobre a insegurança masculina e as suas consequências, e um drama que vejo muito por aí...Por vezes a obsessão de controlar cada aspecto de um relacionamento leva à escolha da pessoa errada. Uma vida ao lado de um (a) companheiro (a) seguro (a) mas sem graça parece-me um preço demasiado alto a pagar só para evitar um sofrimento que pode nunca acontecer, mas há tantos casos desses...

4 comments:

Ao Virar da Esquina said...

Também concordo. E mais que um pãozinho sem sal também preferem as feias porque assim acham que mais ninguém se interessa por elas e por isso estão a salvo de serem enfeitados. Pura insegurança!

Imperatriz Sissi said...

Gabo-lhes o estômago...andar com um camafeu só porque ninguém o cobiça :D

Rafeiro Perfumado said...

Sempre achei que o ciúme está para uma relação como o sal para a comida. A ausência total torna-a sensaborona, sem piada. Já em demasia arrisca-se a estragá-la, pois nem todos têm estômago (leia-se paciência) para doses industriais. Beijoca!

Imperatriz Sissi said...

Nem mais, Perfumado ;)
Se a dose for mesmo grande, a relação arrisca-se a nem acontecer de todo, porque o ciúme sufoca-lhe as raízes, não permite que se desenvolvam...

Textos relacionados:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...