Recomenda-se:

Netscope

Sunday, December 30, 2012

As birras do Ano Velho




Não sei se vos sucede o mesmo, mas quando o Ano Velho está mesmo de saída acontecem coisas esquisitas. Uma pessoa pensa que já fez as suas resoluções para os próximos doze meses, que tem o balanço fechado e que enfim, só falta preparar os petiscos e a fatiota para o Reveillon descansadinha...e pimba, o Ano Velho, esse ancião jarreta, desata à bengalada às coisas como quem diz "olha que eu ainda não me fui embora! Não te livras de mim tão facilmente!". Uma pessoa leva as mãos à cabeça e responde-lhe:

 - Mas não podias sair pacificamente, com muita dignidade, e amigos como dantes? Tinhas de ir buscar mais coisas e desenterrar pecados esquecidos agora que estava tudo limpo e arrumado, agora que já pus todo o lixo fora? 
Mas velho teimoso, autoritário, com a veemência de quem tem já um pé na rua e nada a perder, ele lá continua a descobrir carecas, a expor factos, a lembrar coisas que ficaram menos bem feitas ou estão mal acabadas e que por muito que eu gostasse, não podem ficar "para o ano".
- Não, não puseste todo o lixo fora. Ainda falta isto e aquilo -lembra ele, apontando com o seu indicador adunco, de garras afiadas.
De modo que, para não perder o jeito, a agitação dos últimos dias tem passado por dizer umas verdades, pôr alguns pontos nos ii, deixar pratos limpos, dizer das boas e das bonitas a quem está mesmo a pedi-las, pôr fora tudo o que é falso e dissimulado, enfim, em preparos pouco tranquilos. E creio bem que ainda não pára por aqui. No fundo, o rabugento do velho tem razão: há certas coisas que não merecem, nem devem, continuar na nossa vida até dia 1 de Janeiro. Porque lá diz a tradição: conforme estamos no Ano Novo, assim andaremos o ano todo. E sinceramente, há certos monos que não me apetece arrastar comigo para o Ano Bebé...





2 comments:

Isto e aquilo said...

Não tinha pensado muito nisso,mas concordo, Sissi! Há de facto, muita coisa que não devemos transportar connosco para um Novo Ano.
Já lhe tinha dito que gosto muito do seu blog?
Bom Ano Novo!
Beijinho

Isabel Mouzinho

Imperatriz Sissi said...

Desculpe a resposta tardia, Isabel! Muito obrigada! é um prazer ser comentada por bloggers espirituosas e queridas. Beijinho

Textos relacionados:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...