Recomenda-se:

Netscope

Friday, December 14, 2012

Mini wishlist Sissiniana


"És mauzinho, mas tens gosto!"
Ter um blog e não fazer uma wishlist é como ir a Roma e não ver o Papa, creio eu. Hoje dei-me conta de que nunca tinha feito nenhuma, por várias razões. A primeira é que acredito que os desejos são coisas secretas e que se eu os contar, não se realizam. Há sempre os desmancha prazeres e os invejosos de serviço dispostos a pensar "não querias mais nada? Pois vou rezar a todos os diabinhos para que nunca venhas a ter tal coisa". Desejos são coisa muito nossa, a ser protegida como segredo de Estado. A segunda...é que hoje em dia há tantas opções de tudo que não faz muito sentido descabelar-se e suspirar a não ser por artigos excepcionalmente raros. Como não sou menina de me encantar por trapos comuns ou bugigangas...eis um desses casos excepcionais: as possibilidades de vir a descobrir um tesouro romano que me seja permitido guardar e usar são muitíssimo remotas, mas pode ser que os bons museus deste mundo se lembrem de reproduzir as jóias do seu acervo. (Já uma vez o Museu de Conímbriga fez algo parecido; estupidamente não aproveitei, nunca mais repetiram a brincadeira e arrependo-me até hoje de não ter trazido comigo a gargantilha e a pulseira mais especiais que já vi). Tenho fé na máxima "uma senhora deve usar jóias boas - e/ou com significado - ou nada". Ora vejamos:           

                                                 
Anel Imperial romano em ouro e ametista gravada com a figura de um actor (séculos I - III D.C). Ametista é uma das minhas pedras preferidas e este tem de ser o uso mais interessante que já vi dado a uma. Imaginam isto com um simples vestido preto? Qual cocktail ring, qual carapuça.

                          

      Pulseira e medalhão em ouro e ametista, século I. Porque adoro motivos de serpente...

                             Roman Necklace
Colar romano, data e material não especificado. Esmeraldas ou peridoto e pérolas? Seja como for, é absolutamente espantoso e pede um decote amplo.

                                                   
Peça de joalharia não especificada, representando o Imperador Augusto (o filhote da minha querida Átia, pois...) com coroa de louros e bastão. Vejo ali marfim, pérolas, ametistas, ágatas e um topázio, creio...não sei exactamente para que serviria originalmente, mas como pregadeira ficava um espanto. Mesmo a condizer com uma capa que ali tenho. 

                                             
"Bulla" (locket - pendente oco que servia para guardar talismãs, orações, perfume em creme -  os romanos já conheciam isso, e nós a achar que os nossos cosméticos são coisa muito recente... - e muito provavelmente coisas menos recomendáveis, como venenos). Ouro gravado (Sec. V AC) representando Ícaro de um lado e Dédalo do outro. Adoro lockets e gosto muito de guardar orações medievais lá dentro, mas os mais românticos podem utilizá-los para colocar madeixas de cabelo do ser amado, retratos, whatever...este faz um efeito fabuloso.

                                             
Não uso brincos (um dia conto essa saga, que foi linda...) mas fazia o sacrifício por estas belezas etruscas (sec III-IV AC). Ou mandava convertê-las numa cuff  *sacrilégio, mas sonhar não é pecado*.

                                        Roman Gold Jewelry
Colar do período Imperial. Geralmente prefiro a moda da República Romana, que era mais graciosa e um pouco menos ornamentada, mas os statement necklaces estão na moda, e...esperem aí, as it girls romanas já os usavam, olha a novidade.

E pronto, Pai Natal, o seu trenó viaja no tempo?



2 comments:

*C*inderela said...

É por essas e por outras que só revelo as coisas depois de fazer ou ter. Quando falo com antecedência as coisas correm sempre para o torto, vai-se lá saber porquê!

Bjokas

Colour my life said...

Prefiro peças de joalharia mais polida e clean. Mas adorei essa cobra. Tenho um anel K J Lane em forma de cobra com pedras semi-preciosas que é um espanto, mesmo desse género.

Textos relacionados:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...