Recomenda-se:

Netscope

Friday, March 15, 2013

Look icónico do cinema: o caso do colar

                                           
                       
  Ontem consegui ver, at last, O Caso do Colar, filme que andava a 
Ficheiro:Collier reine Breteuil.jpgescapar-me há alguns anos. O tema estava obviamente para mim, o figurino prometia e o elenco não podia ser mais a meu gosto: Cristopher Walken (um dos meus actores preferidos) Adrien Brody, esse charmosíssimo cavalheiro e Joely Richardson, senhora que aprecio muito pela sua escolha de papéis, entre outros. Esperava algo moderadamente interessante, mas foi uma agradável surpresa e não sei como passou tão despercebido na altura. Apesar das liberdades criativas que transformaram uma fidalga - burlona (ou uma ladra de maravilhosa casaca) responsável por um escândalo que ajudou a precipitar a Revolução Francesa numa personagem simpática, de motivações quase heróicas, achei o filme belíssimo. As motivações da anti-heroína, a Condessa de La Motte - Valois, são compreensíveis, embora nunca haja louvores a dar o chico-espertismo. Quem não gostaria de ver restaurado o nome e fortuna perdido injustamente? Hilary Swank é uma simpatia, mas nunca a considerei uma beldade; porém, aqui está encantadora. Para isso contribui, claro, a excelente caracterização e um guarda roupa soberbo, concebido pela fantástica Milena Cononero . Apesar de precioso, o colar
 ser-me-ia indiferente - extravagante e difícil de usar; não me admira que Marie Antoinette o tivesse recusado -  mas não me importava de conspirar para que os figurinos do filme viessem para o meu closet, todos eles*. É curioso como muitas peças (as casaquinhas, os corpetes, parte dos vestidos, roupa branca, saias e capas, só para nomear algumas) podiam perfeitamente, com as devidas adaptações, ser usadas hoje. Fica a inspiração.

 (*Tarefa complicada, já que as fatiotas usadas nas produções mais luxuosas são recicladas anos a fio, e usadas em diferentes filmes e séries, como podem comprovar neste excelente site...).

                                       
                                      
                                  
                                    




No comments:

Textos relacionados:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...