Recomenda-se:

Netscope

Thursday, March 21, 2013

O desastre da castanha

                                    
Segundo a revista Visão, crianças até aos cinco anos não devem comer frutos secos, devido ao risco de asfixia. Eu que o diga, embora já tivesse cerca de cinco anos quando me deparei com um problema semelhante. Certo dia fui com a mãe, a pé,  à mercearia. Ia toda contente porque tinha estado a chover, e levava umas galochas encarnadas para saltar em todas as poças. No regresso a casa, levava umas castanhas cruas para me entreter (sempre gostei de castanhas cruas, doces, assadas, cristalizadas e sei lá as hipóteses que não me ocorrem agora...). Mas pelo caminho também decidi fazer uma monumental birra. Foi uma grande cena de má criação, muito invulgar na minha pessoa, porque estava a comer e a fazer birra ao mesmo tempo, mas pecados todos temos. Bingo, um pedaço de castanha foi para o local errado. A mamã, coitada, pegou-me imediatamente pelos pés e fez quantas manobras de primeiros socorros se lembrou, porque eu já estava verde, roxa...mas continuei sem conseguir respirar como devia, e lá fui passar a noite ao hospital pediátrico. Diagnóstico: castanha alojada no pulmão. Para adicionar a desgraça ao aborrecimento, na sala de operações os médicos assumiram que eu tinha medo de agulhas (não tinha) e quase me sufocavam de vez quando me agarraram, quatro ou cinco ao mesmo tempo, uns monstros vestidos de verde-pastilha-elástica, para me ministrar a anestesia. Só me lembro de berrar "não é preciso apertarem-me!" e de cair para a banda. Mas as aventuras ainda não tinham ficado por aqui: tive alta no dia seguinte mas um contratempo fez  os meus pais  atrasarem-se para me ir buscar. Por causa disso, tive de me esconder de uma Irmã que me dava catequese e que andava  a levar os pequenos todos para o banho. É que me tinham contado que no hospital as pobres crianças tomavam banho de água fria, e eu já tinha terror disso, mais do que das agulhas, devido às febres que me assaltavam na primeira infância...coitadinha, bem instou comigo que a água era quente; insisti que só tomaria banho em casa, na minha banheira, e assim fiz. De modo que estou plenamente de acordo: frutos secos, só a crianças bem comportadas. Já há tantos riscos de se morrer engasgado com alguma coisa, deixemos isso para quem merece...

3 comments:

Kaia Kakós said...

hehehehe...muito bom! A Sissi a fazer birra e a comer ao mesmo tempo! Pecou de uma vez só!

caracois indomaveis said...

E eu, depois de velha, engasgo-me com o vinagre balsâmico!... E não desisto! Nunca!

Imperatriz Sissi said...

@Kaia, foi lindo! E o castigo não se fez esperar. Nunca mais repeti a gracinha :P

@caracois: com vinagre? O_o Essa é nova! boa sorte :D

Textos relacionados:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...