Recomenda-se:

Netscope

Sunday, March 31, 2013

Old School Top Models

                             
A propósito da sua edição-homenagem aos anos 90 a Vogue España recorda, num excelente artigo, as Top Models da época. Antes de a moda estar na moda, de se tornar mainstream, da internet, das redes sociais, dos blogs de moda, das it girls, das editoras-estrela, quando os protagonistas da scene eram os designers quase mitológicos e as suas musas superstar: Helena, Claudia, Cindy, Linda, Nadja, Eva, Karen, Christy, Carla, Tatiana, Naomi, deusas que dispensavam nome de família para evocar uma imagem imediata. As brilhantes revistas eram o único opinion maker, e o veículo de informação por excelência. Estas bonecas vivas da maior, ou única, geração de top models, povoaram a infância e a adolescência de muita (o)s de nós. A realidade, a abordagem e percepção da indústria de moda eram totalmente distintas em relação a hoje. E embora nos bancos de escola eu já prestasse mais atenção às roupas do que aos "cabides" (palavras de Claudia Schiffer) que as mostravam, tinha as minhas favoritas também: Kate Moss, porque era Kate Moss (a história viria a dar-me razão) Carla Bruni, pelo seu ar racé; Christy Turlington, pela sofisticação; e Helena Christensen, por uma beleza exótica que me fazia lembrar os mitos gregos. E vós?

                                 
                                  





6 comments:

Gata said...

Eu sempre achei a Eva maravilhosa, e a Helena também! A Linda, outro rosto incrível! Havia muitas outras belíssimas e, de facto, metiam muitas de hoje num chinelo!

Tamborim Zim said...

Helena Christensen e Linda Evangelista. E, a espaços, a Naomi.

caracois indomaveis said...

A Cindy, a Helena e Naomi. A Helena vi-a no pavilhão do Belenenses aquando do concerto memorável dos INXS. E deu para constatar que era/é linda sem maquilhagem.
Havia uma(acho que era indiana)que era lindíssima, não me recordo do nome. E penso que era um pouco mais velha que estas meninas.


Imperatriz Sissi said...

@Gata, tinham outra allure. A Eva era linda, estragou-se quando tentou provar que era versátil lá para o fim da década.
@Tamborim, da Naomi nunca gostei muito...havia algo na cara dela que nunca funcionou para mim, principalmente quando usava lentes claras. Achava a Berverly Peele muito mais bonita. Mas é inegável o seu contributo para a história da moda.
@ A Cindy tinha aquele ar de Deusa. E a Helena, para mim, tinha o corpo mais bonito de todas elas. A indiana seria a Yasmin Gauri?

Senra Usado Reciclado said...

Estas sim, são super-modelos! Inspiraram milhões de meninas/ mulheres e incetivaram a que se cuidassem ( eu incluída!)

Senra

caracois indomaveis said...

Não, Sissi, não era a Yasmin. É verdade, essa também era linda. Não me consigo recordar. Eu até guardava as fotos que saíam na !Hola! ;0)
E os "mecinhos" também era lindos! Aquele do Hugo Boss nunca me hei-de esquecer!

Textos relacionados:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...