Recomenda-se:

Netscope

Thursday, March 14, 2013

Parabéns, Imperatriz!

                                         
                                            
Ontem houve alguém que muito gentilmente me recordou que hoje o Imperatriz fazia anos.  Ainda bem que há pessoas atentas neste mundo, porque eu, embora não esteja mal em termos de organização, sou um desastre quando o assunto é aniversários. Depois, sou franca - o blog foi crescendo tão naturalmente, tão espontaneamente, que nunca me lembrei de assinalar efemérides. Pois é: tecnicamente, este espaço faz seis anos. É um marco.  Quando o IS "nasceu", estava eu a terminar a segunda licenciatura e a ensinar na minha área - comunicação e marketing. Na altura, os blogs estavam em voga (costumo chamar-lhe a primeira "leva" da blogosfera) e eu sentia a falta de escrever crónicas. Criei o blog querendo escrever, sem me preocupar com o que era efectivamente essa coisa de blogar. Precisava de um espaço onde falar sobre história, sobre moda, onde partilhar estorietas, impressões, dicas e peripécias, embora não sabendo muito bem para quem ou com que fim, ou como funcionava a interacção com outros bloggers que é, no fundo, o que realmente dá graça a este mundo blogosférico. Não havia ainda uma linha editorial - salvo seja - nem um método. Só uma ideia. O título começou por ser uma brincadeira com um dos meus sobrenomes. Tinha a sua graça, mas a dada altura achei-o soturno demais para um blog onde me apetecia, volta não volta, dizer disparates.
Depois vieram dois novos empregos que me consumiam o tempo todo, cada um mais louco e mais extenuante do que o outro. Veio o segundo livro. Veio o terceiro. Depois de um longo dia a escrever sobre crimes, inaugurações, política e abóboras gigantes (quando não me calhavam especiais sobre Economia) a última coisa de que era capaz era chegar a casa e olhar para um teclado novamente, por mais que me frustrasse não poder dar a minha opinião, ventilar, dizer o que me passava pela cabeça. Posso dizer que foi em 2010 que o Imperatriz realmente nasceu. Com um pouco de disciplina, o incentivo de familiares, amigos e colegas bloggers e toneladas de criatividade acumulada. Mudou-se-lhe o nome, porque o meu petit-nom para os íntimos sempre foi Sissi, e certo dia uma pessoa amiga, que me achou especialmente mandona na ocasião, se lembrou de me dizer " mas julgas que és a Imperatriz Sissi, ou quê?". Achei curioso, ligava com a temática da História e dos ícones femininos que queria abordar aqui, e ficou. Foi-se analisando moda. Recordando grandes ícones de estilo e máximas de família. Embirrando com as coisas que merecem embirração, ou que fazem urticária. Alfinetando um bocadinho, sempre com sprezzatura, a gente rara ou a gente ruim. Partilhando convosco aquelas coisas que só comigo.
 Os leitores, amigos e cumplicidades foram chegando. Embora nunca tenha feito do Imperatriz um diário (nada contra quem revela muito de si, mas como sabem, prefiro alguma subtileza) não sei o que seria de mim sem ele quando em 2011 enfrentei uma fase menos boa a nível pessoal: ajudou-me a pensar, a relativizar e embora de forma contida, a desabafar enquanto devolvia tudo aos devidos lugares. A partir daí foi crescendo comigo através de mudanças de toda a ordem, das grandes alegrias, dos contratempos do dia a dia. E as coisas sucederam-se. Muito em breve, haverá mudanças por aqui e esperam-se novidades boas, com a tónica de sempre. A Imperatriz (neste caso, o arcano do Tarot) que serve de divisa a este blog aí continua, para trazer bons augúrios. No fundo ela não tem só a ver comigo, mas com todas as leitoras (e com o carácter dos leitores) que por aqui passam: pessoas fortes, independentes, com espírito. Tudo gente fofa e respeitável, portanto. Parabéns a nós, e venham outros seis!


13 comments:

Sérgio Saraiva said...

Parabens Sissi. Nao fazia ideia que o blog já existia há tanto tempo.

Paulo Abreu e Lima said...

Venham todos os que lhe são devidos! Tomei conhecimentos do blogue há relativamente pouco tempo e, com orgulho, é o único (também de Moda)que figura nas minhas leituras predilectas. Quanto ao nome, ora, ora... a Imperatriz Sissi foi uma Mulher incontornável, não só no Império Austro-húngaro como em toda a Europa. Muitos Parabéns!

Beijinho! :)

Susana Correia Dos Santos said...

Parabéns!!! Escreves muito e muito bem. É dificil ter o mesmo ritmo que o teu blog tem, mas é sempre um prazer ler aquilo que escreves.

Beijinhos
Su

Isto e aquilo said...

Muitos parabéns Sissi (gosto imenso do blog!) e venham mais seis, mais dez, mais vinte...

Beijinho :)
Isabel

Imperatriz Sissi said...

Sérgio, eu própria fico surpreendida quando penso nisso. Só há cerca de 2 anos e meio é que deu realmente o "pulo". Beijinho e obrigada pela companhia atenta.

Imperatriz Sissi said...

Paulo, fico sem palavras! Muito obrigada! E parece incrível, mas a verdadeira Imperatriz Sissi nunca figurou em nenhum post...fica agendado. Beijinho.

Imperatriz Sissi said...

Su, muito obrigada :) :)

Um grande beijinho.

Imperatriz Sissi said...

gratitude, Isabel! Grande beijinho, e obrigada por me acompanhar.

Fashionista said...

Parabéns! Adoro o teu blog! Continua!

Inês Sousa said...

Parabéns e que venham muitos mais anos, porque as boas leituras são o melhor para a alma!

lena said...

Muitos parabéns e venham muitos mais. Parabéns pelo estilo de escrita que gosto muito e que diariamente eu leio. Gosto muito deste cantinho tão diferente e acolhedor.
Beijinhos grandes.

*C*inderela said...

Parabéns pelo blog. Aguardo as novidades, estou curiosa :P

Bjokas.

Tamborim Zim said...

Muitos Parabéns Sissi Imperatriz! :)

Textos relacionados:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...