Recomenda-se:

Netscope

Tuesday, April 23, 2013

Uma santa ... dominadora


                                                
Santa Marta é uma das santas da minha veneração e para a maioria dos seus devotos mais do que uma Santa, é uma boa amiga. 
 Venerada igualmente por católicos romanos, nas religiões ou práticas mágicas afro americanas/caribenhas (voodoo, hoodoo, santeria, palos, umbanda, etc) e por várias facções do neo - paganismo,  foi considerada desde sempre uma santa amiga das mulheres e ligada às tradições mágicas. Nos processos da Inquisição espanhola e portuguesa constam vários encantamentos dirigidos a Santa Marta Marcelica ou Marta, a Perdida, uma entidade bela, nem boa nem má,  com poder sobre o amor, a fortuna, a sorte e o inferno - pois por amor a um homem terá ido ao inferno, à semelhança de deusas pagãs como Ishtar.
Para os italianos tem uma conotação semelhante: os camponeses, e não só,  chamavam-lhe Donna Marta ou Bella Marta, uma santa-fada-deusa que vivia na floresta e ajudava as pessoas, principalmente os jovens e as moças casadoiras, a realizarem os seus desejos de paixão e boa sorte. No Haiti aparece como uma mulher negra e sensual que brinca com cobras, e chamam-lhe " Lubana".
                                                            
Estas atribuições algo versáteis - para usar um eufemismo -  acabam por se confundir na figura geral de Santa Marta, mas por todos é conhecida pelo título de Santa Marta a Dominadora. Marta seria irmã de Lázaro (e segundo alguns teólogos, também de Maria Madalena, ambas membros de uma nobre e proeminente família que possuía o castelo de Magdala): a amiga de Jesus,  que O recebia em casa com todas as honras. Na Bíblia, Marta aparece sempre como uma mulher prática, valente e frontal: ao ver Madalena ungir os pés de Jesus com perfume, Marta ralhou-lhe por não estar antes a ajudar nos deveres de casa, sem temer a reacção do Mestre; mais tarde, quando Lázaro morreu, Marta não ficou em casa à espera, como seria próprio de uma mulher naquele tempo; foi ao encontro de Jesusadmoestou -o por não chegar mais cedo, quando algo ainda podia ser feito - dando assim o mote para um dos milagres mais surpreendentes do Divino Redentor. As Sagradas Escrituras não nos dizem muito mais sobre Marta, mas a lenda reza que depois da morte de Jesus ela escapou com Maria Madalena para a Gália.  Lá se instalou e com os seus poderes, venceu o dragão Tarascon, que aterrorizava uma aldeia: actualmente, a povoação jura albergar o corpo da Santa e ganhou o nome de Tarasque devido a esta história. 

                                                 
Santa Marta é tida como uma protectora feroz das mulheres no amor, na família e no trabalho, doméstico ou outro. Padroeira das donas de casa, é também invocada para relacionamentos complicados, conjugues violentos, defesa e castigo,  filhos indisciplinados, desafios profissionais, vencer situações difíceis e ultrapassar quaisquer obstáculos. Confere às mulheres domínio, confiança, vitória, poder pessoal  e - nas tradições africanas -  sensualidade. Juram os devotos que Marta é uma aliada fantástica para aqueles que acolhe sob a sua protecção, sem julgamentos de valor. Para a obter, há que lhe fazer uma novena, começando numa terça feira, com uma vela encarnada, ou rezar todas as terças feiras. Em algumas tradições, são-lhe feitas oferendas de vinho branco, fitas coloridas (pois dizem que foi com as faixas dos seus vestidos que dominou o dragão) flores brancas ou café. 
 Acredite-se ou não em milagres e santos, Santa Marta é interessante de observar porque tem um perfil bastante particular no seu género e representa um tipo feminino que escapa aos padrões ideais na sociedade judaico-cristã: menos passivo, menos gentil, com uma voz e capacidade de domínio.

5 comments:

Cristina said...

Gostei. Tenho um fetiche por santos e não conhecia a história da Santa Marta.
Uma senhora com piada.

O Caldeirão e a Colher de Pau

Lótus said...

Sta Marta Dominadora, me identifiquei muito com ela. Estou terminando a minha novena hj, e sei que meu pedido ja foi ouvido por ela.
Salve Sta Marta Dominadora.

Lótus

Lótus said...

Sta Marta Dominadora, me identifiquei muito com ela. Estou terminando a minha novena hj, e sei que meu pedido ja foi ouvido por ela.
Salve Sta Marta Dominadora.

Lótus

Lótus said...

Sta Marta Dominadora, me identifiquei muito com ela. Estou terminando a minha novena hj, e sei que meu pedido ja foi ouvido por ela.
Salve Sta Marta Dominadora.

Lótus

Belinha Galvão said...

Desde já agradeço a Santa Marta pela graça alcançada antes de terminar a novena.Fiz para meu filho conseguir um emprego.

Textos relacionados:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...