Recomenda-se:

Netscope

Wednesday, June 5, 2013

Salvem os pirilampos.


                              

Ontem houve certa preocupação cá em casa quando alguém ouviu nas notícias que os pirilampos correm o risco de se extinguir.
Não encontrei a  fonte para partilhar convosco, mas de acordo com os especialistas na matéria é mesmo verdade:


"Em relação aos pirilampos, o excesso de luz artificial impede animais nocturnos que utilizem sinais luminosos de se encontrarem [e consequentemente, de se reproduzirem]. A luz artificial em excesso inibe a produção de luz nestes animais". 

Como tenho a sorte de morar num reduto campestre onde a abóbada do céu está visível em toda a sua glória e o escuro ainda é mesmo tenebroso- não obstante os dois minutos que me separam da zona mais movimentada da cidade - não dei pela falta de nenhum desses bichinhos que anunciam o início do Verão. Mas convenhamos, há que fazer alguma coisa (não faço ideia o quê) para não dificultar a vida amorosa dos coitadinhos, porque Junho sem pirilampos não tem a mesma magia. Olhar para eles transporta-me para a infância na quinta dos avós, quando preparava com os primos as caçadas (salvo seja) aos pirilampos. Não lhes fazíamos mal, mas ter permissão para andar no mato fora de horas a inventar sabe-se lá que aventuras criava um ambiente fantástico. O mundo já anda tão sem graça que é preciso não comprometer futuras gerações de pirilampos. Mais do que isso, é importante não impedir as crianças de futuras gerações de desfrutar de expedições nocturnas para observar pirilampos. Tudo bem que a maioria dos pequenos está infelizmente tão urbana, tão resguardada, tão super protegida, tão longe da família alargada que julga que um pirilampo é um peluche com olhos esbugalhados que todos os anos se vende para fins solidários; está entregue à Playstation ou outro brinquedo da moda e dificilmente tem liberdade para sair em bando depois do pôr do sol. Mas mesmo assim (ou por isso mesmo) salvem os luzi-derrièrres, se faz favor. 

No comments:

Textos relacionados:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...