Recomenda-se:

Netscope

Thursday, August 29, 2013

10 coisas essenciais para uma mulher

                              

A Revista Allure, que adoro ler, tem uma rubrica giríssima: alguns dos mais famosos designers recomendam 10 coisas bonitas que, na sua opinião, todas as mulheres deveriam ter. De essenciais do guarda roupa a livros, passando por perfumes ou o homem perfeito, vale a pena dar uma olhadela nas respostas. 
 Fiquei a pensar quais seriam para mim os "belos básicos" (não que a minha opinião interesse ao Menino Jesus, mas a ideia de um blog é partilhar, certo?). Como é muito difícil escolher só dez, ou listar coisas que não se podem comprar (um grande amor, família, personalidade, educação de raiz) decidi optar por indispensáveis que dependem dos nossos meios e escolha. Ora aqui vai:


1- Um bom "enxoval"

Seria complicado enumerar um ou dois básicos, como o trench coat ou a camisola da cachemira, porque pessoalmente não passo sem nenhuma destas coisas nem consigo vê-las isoladamente.  Tenho-o dito mais que uma vez: na era da "moda descartável" muitas meninas e senhoras não pensam a sua colecção de roupa, calçado e acessórios como um todo que funcione. É uma pena, pois aquisições inteligentes e bem organizadas (de acordo com o estilo individual) conduzem a um guarda roupa completo, com peças de qualidade para as diferentes ocasiões. Comprar e arrumar estrategicamente poupa muito stress, despesa...e garante confiança e tranquilidade face às situações mais exigentes, como eventos especiais ou entrevistas de emprego.

2-Uma modista capaz
Um paradoxo dos nossos dias que me custa a entender é como muitas mulheres são capazes de gastar balúrdios na manicure, cabeleireiro - mesmo que se limitem a lavar e secar, que é algo que se faz em qualquer lado - ou em pilhas de sapatos baratos (gosto tanto de sapatos como qualquer uma e nas marcas low cost encontram-se achados, mas há que ser sensata) e no entanto, torcem o nariz quando se trata de ajustar/moldar na perfeição aquilo que trazem vestido. Roupas que não caiam bem, mesmo que sejam caras, nunca terão bom aspecto. Uma costureira competente, devidamente orientada por uma cliente conhecedora, é capaz de fazer mais pela sua auto estima do que muito Prozac. 

3- Uma lavandaria de confiança
Dizem os italianos que o segredo para estar sempre impecável é "engomar, engomar, engomar". Estes e outros serviços prestados pelas senhoras amorosas da lavandaria asseguram que o seu guarda roupa estará sempre bonito, como novo e pronto a usar.

4- Um bom sapateiro
Pelos mesmos motivos: manter os seus adorados sapatos impecáveis, ou adaptar pares "difíceis" (sou uma grande adepta de acrescentar fivelas ou mesmo alterar ligeiramente os tamanhos) não tem preço. Mas hoje poucas casas prestam esse serviço (a maioria limita-se aos pequenos arranjos) por isso, se tem um bom profissional à moda antiga, conserve-o.

5 - Um bom treino de guerrilha.
Bom, pelo menos é o que eu lhe chamo. Podemos não ter poder sobre a coisas desagradáveis que nos aconteceram no passado, ou mesmo sobre muitas que nos vão suceder, por mais destreza que a vida nos obrigue a ganhar. Mas escolhemos como reagir a elas: aprender a dizer "não", decidir que não deixaremos que ninguém nos trate mal, não ser apanhadas sem resposta, treinar reacções pronto-a-usar para enfrentar pessoas que gostam de amesquinhar os outros...em suma, ter um manual simbólico de auto defesa é meio caminho andado para a serenidade.

6- Sentido de humor.
Há pessoas que nascem espirituosas, outras precisam de aguçar essa capacidade. Mas ela é essencial não só para estar bem em sociedade, mas para circular agilmente pela vida. Ser modesta e brincalhona  o suficiente para rir de si própria e dos outros, não levar tudo demasiado a sério, ser graciosa, não se ofender à mínima contrariedade e levar as coisas com um sorriso é muitas vezes a melhor resposta.

7 - O arsenal de beleza certo
Repito o que disse no item um: é impossível escolher um só produto, mas qualquer mulher beneficia de conhecer bem o kit/rotina de maquilhagem e cabelo que funciona para si...e tê-lo à mão. Já falei aqui dos meus preferidos, e se tiver de escolher à pressa o que levar na bagagem, faço-o em cinco minutos. Mulher prevenida...

8 - Uma boa instrução
A educação não se pode comprar, mas a instrução sim. E quando acompanhada de um espírito elevado, de muita vontade de aprender e da exposição a bons exemplos, faz verdadeiros milagres, colmatando mesmo certos defeitos aprendidos em casa. O Ensino Superior, só por si, acrescenta muito pouco: investir em leitura, algumas viagens, em aspectos como a postura, as boas maneiras, a forma de caminhar, de saber estar ou falar em público e acima de tudo, aprender máximas úteis para a vida, que lhe permitam saber sempre como agir, ganhar algum "mundo"... isso sim faz a diferença.

9- O perfume da sua vida
Bom, não tem de ser só um...podem ser dois ou três. Mas poucas coisas marcam tanto a nossa identidade como um perfume que nos caracterize, que seja a nossa assinatura invisível.

10 - Conhecer o próprio corpo
Mais magras ou mais gordas, elegantes ou nem tanto, todas as mulheres têm  complexos que (se forem raparigas sensatas) não confessam a ninguém (sim, porque "mendigar elogios" é muito feio!). Mas com o tempo, bastante atenção e muita, muita disciplina, qualquer uma tem a possibilidade de aceitar, dominar e favorecer ao máximo a sua silhueta. Aceitar é essencial porque se é uma gazela de 1,80 e queria por força ser como a Eva Mendes, ou é cheiinha e gostava de ser a Giselle, isso nunca vai funcionar, por mais que se mate com dietas ou se endivide com plásticas. Melhor fará se aprender a vestir e exercitar-se para tirar partido do melhor que Deus lhe deu. Atenção e disciplina porque ao longo de anos de cuidados alimentares, passagens por ginásios, muita leitura e eventualmente, conselhos profissionais, acabará por perceber o seu próprio organismo. Algumas pessoas são intolerantes a certos alimentos ou fármacos, outras têm tendência para a retenção de líquidos, umas precisam de musculação outras dão-se melhor com o Yoga, e por aí fora. Sabendo aquilo de que o seu corpo precisa, é só ter disciplina para o manter como gosta. E não vai entrar em pânico se engordar uns quilinhos, porque já sabe o que fazer para recuperar. Isto só se ganha com a experiência e algum esforço.

(E já agora, desafio as meninas que por aqui passam a enumerar os seus 10 básicos...)

4 comments:

Carla Pontes Pontes said...

Olá!
Acrescento a lista a lingerie. Muitas meninas não sabem vestir aquela que melhor se adequa à sua silhueta.
Há que ter em atenção tamanhos de copa e de costas e claro, aquilo que se mostra ou se nota e não deveria.

Imperatriz Sissi said...

Concordo plenamente, Carla. Já disse algures num post que sem boa lingerie não há look que funcione. Mas neste caso, como não quis destacar peças, incluí a lingerie na categoria "enxoval".

Manuela Cameirão said...

Olá, Imperatriz Sissi. Eu penso que os 10 básicos diferem muito de pessoa de pessoa. Depende da personalidade e estilo de vida. Para mim diria:

1 - Um conjunto de calças, camisolas, saias e vestidos com bom corte, em excelentes materiais e de cores neutras.
2 - Uma coleção de casacos, tanto de cores neutras como de cores mais vivas. Adoro casacos e acho que são a cereja no topo de bolo. A coleção tem de incluir modelos curtos e compridos, gabardinas e anoraques.
3 - Alguns lenços, chapéus e joalharia/bijuteria de qualidade que ajudem a construir visuais diferentes.
4 - Base e baton vermelho. What else?
5 - Um bom dermatologista. Evita que se compre gato por lebre. Algumas pessoas gastam rios de dinheiro em produtos cuja eficácia é discutível e desadequados ao tipo de pele e cabelo. Um dermatologista de confiança evita que isso aconteça.
6 - Um bom porta-moedas, porta-cartões de visita, agenda, caneta de qualidade... The devil is in the details.
7 - Um frigorífico repleto de frutas, vegetais, água mineral e demais produtos frescos. Parece básico, mas...
8 - Uma estante cheia de livros:)
9 - Auto-controlo, 365 dias por ano.
10 - Objetivos de vida bem definidos, critérios apurados. Saber o que queremos e não nos afastarmos da linha que traçamos para nós mesmas nem um milímetro.

beijinhos
manuela

Na Província said...

Muito obrigada por este post, está fantástico!!
Um grande beijinho

Textos relacionados:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...