Recomenda-se:

Netscope

Wednesday, December 4, 2013

Veruschka von Lehndorff: burguesa, jamais.

                    Veruschkan

A história de Veruschka, a Condessa prussiana tornada supermodelo antes de as supermodelos estarem na moda, é digna de romance. A sua carreira demoraria um pouco a impôr-se, mas as maçãs do rosto inacreditáveis, a longa cabeleira loura, os olhos azul gelo e os lábios de quatro assoalhadas associados a uma figura de valquíria (delicada apesar do seu 1,90, pouco habitual mesmo entre manequins) tornavam-na única e definiram o que seria a modelo a partir de então. Se Twiggy, Penelope Tree e Jean Shrimpton eram as raparigas a copiar...Veruschka era inimitável.

 Vera Gräfin von Lehndorff-Steinort , filha do Conde  Heinrich Von Lehndorff e da Condessa  Gottliebe von Kalnein, nasceu em 1939 e cresceu na secular propriedade da família, na Prússia Oriental. A existência idílica chegou ao fim quando o pai, militar, tomou parte na conspiração de 20 de Julho para executar Hitler. O Conde foi enforcado como traidor e a família (Vera, a mãe e as irmãs) enviada para campos de trabalho, onde permaneceu até ao final da II Guerra. No fim do conflito, não tinham casa para onde voltar. Vera viveria em Florença e mais tarde, Paris, onde foi descoberta. Mas seria em Nova Iorque - onde se vestia de preto e visitava os grandes fotógrafos com a maior audácia que conseguia reunir - que o seu exotismo acabaria por vingar. No pico da carreira, ganhava 10 mil dólares por dia.

 Senhora de si, abandonou a indústria no início dos anos 70 - quando Grace Mirabella, então editora-chefe da Vogue, insistiu para que "cortasse o cabelo e se tornasse mais como as outras modelos". Sobre o incidente,  Vera diria " Grace Mirabella queria que eu fosse burguesa, e eu não queria sê-lo. A partir daí percebi que o meu momento tinha passado".  Saiu em grande, o ícone ficou.

Ocasionalmente, ainda prestigia as passerelles. E com 71 anos, continua a ser uma linda (e em todos os sentidos) grande senhora.




No comments:

Textos relacionados:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...