Recomenda-se:

Netscope

Wednesday, February 5, 2014

Como vestiam as fashionistas do sec. XVIII? Nada como ver de perto‏.

Fonte: Madame Guillotine



A cidade inglesa de Bath é famosa pelas suas águas quentes, muito apreciadas desde o tempo dos romanos. Mas foi no período Georgiano (1714-1837) que ficou no auge da moda, sendo frequentada pela mais distinta sociedade britânica - e europeia, de resto.

 Personagens célebres  não dispensavam uns dias de descanso na encantadora comunidade (descanso seguido de festas esplendorosas) e it girls como a 5ª Duquesa de Cavendish tornaram Bath um centro cultural, artístico e de moda - estatuto que fez da cidade  uma jóia da arquitectura, acrescentando aos vestígios romanos belíssimos edifícios dos séculos XVIII e XIX. 

Georgiana, Duquesa de Cavendish
                                             
(Jane Austen também por lá viveu vários anos e hoje existe mesmo um Jane Austen Centre, mas como amante da vida simples do campo  a autora detestava morar ali: tantos bailes, bulício, mexericos e métier social faziam-lhe muita impressão e ficou satisfeitíssima quando a família se mudou).

 É claro que uma estância de veraneio do mundo elegante não podia deixar de ser testemunho de alguns dos momentos mais icónicos da História da Moda - e isso justificava a existência de um museu. O Fashion Museum de Bath, aberto desde 1963, colabora regularmente com os maiores designers, incorporando um vestido de griffe por ano na sua colecção ( de nomes tão sonantes como Armani, McQueen ou Versace) e organiza regularmente exposições. Ora, avisa o fantástico blog Madame Guillotine que está patente uma que vale mesmo a pena. Georgians: dress for polite society permite ver de perto uma panóplia assombrosa de toilettes desse período feliz e estouvado, caracterizada por muitas anquinhas, corpetes, rendas, padrões florais, brocados e outros tecidos luxuosos, meias bordadas, leques e chapéus, vestidos pelo valor de propriedades...tudo muito extravagante, muito alegre e cheio da joi de vivre que reinava antes de vir a  Revolução Francesa para mudar as ideias, simplificar as modas e basicamente, acabar com a festa.

A quem está no Reino Unido ou tenciona por lá passar, não pode haver passeio que se recomende mais.

No comments:

Textos relacionados:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...