Recomenda-se:

Netscope

Monday, February 17, 2014

Mr. Miyagi dixit: raízes profundas




"If root's strongtree survive"


Apesar de gostar de artes marciais desde que me lembro de ser gente, o franchising Karate Kid nunca me disse muito ( no entanto, achava a Tamlyn Tomita lindíssima). Mas no fim de semana, quando fazia zapping para encontrar um filme engraçado, reparei na frase se as raízes forem fortes, a árvore sobrevive.
 E é verdade. Se uma família está consciente das suas raízes, se se apoia no passado e na tradição para olhar para o futuro, permanece unida e o seu legado não se perderá completamente, por muito madrasta que a Fortuna seja. Com um País, passa-se o mesmo. 
Connosco, outro tanto: quem sabe quem é, conhece o seu valor e não se deixa abater pela adversidade ou por opiniões irrelevantes.
 Mas é nos relacionamentos que a metáfora é mais válida: se as raízes entre duas pessoas são fortes e profundas, não importa que os ramos ou as folhas sofram, que o terreno (neste caso, as circunstâncias) não seja o ideal, que a água seja insuficiente - os golpes, as rupturas, os danos não alteram o mais importante, e a "árvore" desabrocha mesmo no local mais inóspito, exposta a todas as intempéries. 
 As ligações que não deixam marca são como flores de estufa: precisam de ser constantemente regadas, protegidas, paparicadas. São muito bonitas mas não têm significado porque é necessário tocar-lhes com pinças, pisar ovos, levá-las à loja para que sejam tratadas, falar-lhes com jeitinho, implorar que não murchem, esconder o que realmente somos para que sobrevivam. Fenecem à primeira contrariedade e não há nada que as ressuscite. 

Mas uma árvore forte revive depois do pior incêndio. Mesmo que no início não pareça uma beleza, é uma questão de tempo até se lançar orgulhosamente para o alto. Não sei quanto a vós, mas eu nunca gostei de flores de estufa: prefiro raízes profundas, mesmo que estejam sujeitas a ficar um pouco chamuscadas...








1 comment:

Nada said...

Boa analogia...e nada é melhor do que viver sob a força de uma raiz forte =)

Textos relacionados:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...