Recomenda-se:

Netscope

Thursday, February 20, 2014

Usar shorts com classe? Si, se puede!


Hoje, logo pela manhã (e depois à hora do almoço, porque uma desgraça nunca vem só) com esta chuva teimosa e um friozinho pouco convidativo, tropecei em duas raparigas rechonchudas (nada contra as rechonchudas...) com uma toilette nada recomendável. Sem que tivessem combinado, ambas traziam mais ou menos a mesma fatiota e a tragédia era de tal ordem que eu teria dificuldade em começar a enumerar tudo o que estava errado com o visual delas.

O look compunha-se de, coragem Sissi, mais ou menos do seguinte:

- Shorts de ganga. De Verão.
- Uma camisolita baratuxa sem graça nenhuma.
- Blusão de ganga fininho, curto e mal acabado (a obsessão de muitas portuguesas por blusões e a sua incapacidade para usar casacos "à séria" já foi, aliás, discutida aqui).
- Botas de camurça demasiado apertadas, a cortar ao meio a barriga da perna.
- Collants transparentes,a  exibir os "presuntinhos" roxos de frio.

Muito bem, está dito. Eu sei que faço imensa troça dos calções, não porque não goste deles (gosto, e uso às vezes) mas porque a maioria das pessoas não os sabe vestir, oferecendo quadros ora cómicos, ora deploráveis. 
 A necessidade de chamar a atenção, concorrendo umas com as outras a ver quem mostra mais pele (ou mais gordurinhas) é tanta que se sobrepõe ao bom gosto, ao decoro, ao estilo e mesmo ao conforto. Só me resta dizer:  se fazem questão de exibir o traseiro, ao menos façam-no com classe! Há formas (e ocasiões)  de usar shorts - assim como mini saias -  sem fazer tristes figuras.

É fácil corrigir os erros dos visuais que vi hoje na rua:

- Para começar, calções exigem uma figura esguia e pernas elegantes. Lamento, mas quem tem extremidades muito fortes (ou demasiado musculadas) e um derrièrre volumoso terá de os usar com certas cautelas  ou passar sem eles.  É de notar que modelos mais soltos são sempre mais democráticos, e que os de cintura subida, não colados à perna, alongam a silhueta.



- A bainha dos calções deve terminar na parte mais magra da perna, e não realçar "coxas grossas" - isso resulta vulgar em qualquer uma.
                                         


- Não é impossível usar calções denim no Inverno, mas são muito mais difíceis de coordenar. Sinceramente?  É preferível reservá-los para a praia, passeios no campo ou festivais de Verão. 
Tecidos adequados ao frio (lã, tweed, fazenda) que sejam espessos e com boa caída são uma aposta segura e mais confortável.

                                               

- Quando se usa uma peça curta, há que fugir de tops duvidosos ou decotados: o ideal é optar por uma camisa, sweatshirt ou camisola em material nobre, bem modelada e de preferência, não exageradamente justa.

                                                 


- Um blazer de lã oversized, uma canadiana ligeiramente acima do joelho ou um casaco solto (de tweed, peles...) são os agasalhos ideais para contrabalançar os calções- equilibram a figura e substituem o ar "de stripper" por um visual composto, quentinho e bonitinho, que é muito mais sexy do que mostrar tudo por aí, a tiritar de frio e ainda por cima com uma roupa feia!


                       
- Se vai mostrar as pernas, não convém que o calçado as "corte" visualmente. As melhores opções são botins cavados q.b, botas longas (ver aqui os devidos cuidados) sapatos que não cubram demasiado o pé de modo a adelgaçar o tornozelo - sempre com saltos médios ou vá, razoáveis . Para as magrinhas de pernas compridas (principalmente para as meninas mais altas) o calçado raso é uma escolha elegante.
                                         





- E finalmente...na dúvida e no frio collants pretos, opacos, nunca nos deixam ficar mal.


                                           
Assim sim!

6 comments:

Inês Maria Rocha Gonçalves Moura de Sousa said...

Como sempre a querida Sissi a prestar um excelente serviço publico à moda e às vistas.
Mas não consigo ver as fotografias que escolheu para ilustrar. Tentei em diferentes browsers mas não deu em nenhum :-(

sandra baldaia said...

É pena não se conseguir ver as fotos :(

Imperatriz Sissi said...

Obrigada pelo aviso, meninas. Eu própria não as conseguia ver mas, finalmente, acho que as consegui introduzir.

Paula said...

Eu acrescentava: nada de usar collans com zona de cima mais opaca, a sair por baixo dos calções!
Encontrei assim 2 adolescentes de calções de ganga e collans horríveis a sair por baixo!
vidademulheraos40.blogspot.com.

Imperatriz Sissi said...

Paula, nem pensei em pôr essa por ser tão óbvia, mas foi erro meu porque obviamente muitas meninas não sabem que isso é feio. Por outro lado, são precisamente as raparigas com menos figura para usar calções que abusam deles, logo...nem sei se vale a pena gastar latim.

Conselheira de Beleza said...

Finalmente alguém com bom senso a falar do uso de calções! Tenho visto várias aberrações... Este post devia ser colocado em flyer e distribuído pelas escolas!!!

Textos relacionados:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...