Recomenda-se:

Netscope

Wednesday, April 30, 2014

O Imperador- filósofo dixit: evitemos as amofinações, faz favor.



Nem só de imperatrizes vive o Imperatrix; é preciso deixar falar os imperadores uma vez por outra. 

E o muito sábio Marco Aurélio (121 d.C.-180 d.C.), aliás Marcus Aurelius Antoninus Augustus, que dirigiu os destinos de Roma durante quase 20 anos, era um homem sensato, que sabia viver. 
 Ficou conhecido como o mais sábio dos governantes da Antiguidade Ocidental  e o meu adorado Maquiavel chamou-lhe "o último dos cinco bons imperadores".

Bondoso, valente, ponderado e bem sucedido, diz-se que a sua morte assinalou o fim da Pax Romana e o declínio de Roma - Cómodo, o filho que lhe sucedeu ( o tal que Joaquin Phoenix interpreta em Gladiador, nem mais) era amalucado e egocêntrico, prova que quem sai aos seus às vezes degenera.

  Além de tudo o Imperador, adepto da corrente do estoicismo, também cultivava um certo espírito blasé e nonchalant, uma impassibilidade superior que eu muito aprecio: ou seja, procurava não se afligir, enervar nem deslumbrar com nada. 

Nas suas Meditações , o  governante cita Eurípedes:

     " Não fica bem enfuriar-nos contra as coisas. Elas não se importam com isso".


 Marco Aurélio acreditava que os outros, ou as circunstâncias que não podemos controlar, só podem ferir-nos se permitirmos que nos emocionem e nos afectem:

"Tens uma excelente maneira de te defenderes deles: evita ser-lhes semelhante".

Ou seja, o Imperador fez o favor de nos deixar uma receita fabulosa para lidar com gente esquisita e incómoda, ou com desaires que levam uma pessoa ao feio estado de se sassaricar ou descabelar. A fórmula só pode ser boa - pois se lhe serviu também é boa para nós, que lidamos com incómodos bem mais pequenos que os dele:

"Cá por mim cumpro o meu dever. O resto não me amofina, que o resto ou são objectos inanimados, ou seres privados de razão ou transviados que não sabem ver o caminho".

Palavra de Imperator. E de homem de bom senso.


No comments:

Textos relacionados:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...