Recomenda-se:

Netscope

Saturday, May 3, 2014

As regras da casa.


Em certas famílias sempre se viveu de acordo com algumas regras de honra não formalmente escritas, mas repetidas vezes suficientes para se entranharem no carácter: "liberdade com responsabilidade senão o mal é só teu", "uma senhora é uma senhora em todas as ocasiões", "dinheiro e problemas não se discutem na rua porque é vulgar e o que não se resolve em família ninguém nos resolve" (no melhor espírito siciliano da omertà), " porta-te com orgulho e dignidade, sem servilismo nem arrogância", "se estás mal não o demonstres"... e as duas máximas, ou mantras, velhas como as barbas do Senhor D. Afonso Henriques:

" Junta-te aos bons, serás como eles; junta-te aos maus, serás pior que eles".

"Basta uma maçã podre para contaminar o cesto".

 As outras ainda se compreende que sejam mais privadas, e/ou que nestes tempos de grande abertura (ou de grande descaramento, para não dizer crise de valores) andem um bocadinho obsoletas, esquecidas, vá. Mas as duas últimas? Por amor da santa, são mera sabedoria popular e bom senso. 

É espantoso ver alminhas de Deus - que o Senhor lhes acuda e as ilumine - que chamam snob, peneirento ou com a mania da superioridade a quem, por uma questão de dignidade pessoal e para preservar a sua integridade (moral, estética, emocional ou outra) se recusa a tolerar presenças indesejáveis e companhias que não interessam ao Menino Jesus... e por conseguinte, as pessoas que se sentem bem em tais convívios.

 Basta uma maçã podre para levar o cesto atrás; mas é igualmente perigosa a maçã sofrível que seja amiga de maçãs bichadas. Uma ou todas, valem o mesmo...

 Não se pede a toda a gente que tenha tomado chá em pequenino por uma colher de prata; mas há os mínimos que separam a gente de bem dos selvagens. Snob, agora. Coitadinhos dos bichos da maçã, que são olhados com sobranceria. Ou das maçãs que não prestam. São mesmo más e altivas as pessoas que torcem o nariz a maçãs estragadas. Com a mania das grandezas. Insuportáveis. (Sim, é sarcasmo, para que não restem dúvidas...one can never be too careful...).



1 comment:

C*inderela said...

Deveria ser regra geral, e não só em certas famílias. Isso uma dose extra de bom senso, o que anda a faltar nos dias que correm.

Boa semana :)

Textos relacionados:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...