Recomenda-se:

Netscope

Sunday, May 18, 2014

Cuidado com..o homem-fantoche


 Eis mais um tipo de cavalheiro a encarar com muita cautela, um parente próximo da Pessoa Míssil . O homem-fantoche (ou marioneta, que vai dar ao mesmo) tem miolos de peluche: aliás, é tão fraquinho dos ditos, tem os ouvidos tão leves, a cabeça tão de alho chocho e a espinha dorsal tão molengona que se deixa manipular por qualquer um - a mãe, a sogra, os amigos,  o Prior, o tio, o padrinho ou até o pior inimigo, desde que lhe diga o que ele quer ouvir ou revele algo (geralmente uma mentira estratégica) tão mau, mas tão mau, que confirme os seus piores receios ou paranoias. 

A manipulação é feita, em muitos casos, deixando o pobre do fantochinho julgar que manda em tudo, que decide tudo, quando na verdade anda literalmente atado com guitas a bel talante dos outros.

Um homem fantoche pode fazer-se muito másculo, muito macho alfa, mas no fundo é um ingénuo  e um xoninhas, pronto a acreditar em qualquer disparate que lhe digam. É o ser mais influenciável à face da terra. Maleável que nem plasticina. Ou porque foi demasiado mimado, ou porque é demasiado bondoso, ou porque é tão egocêntrico que acha que todo o mundo está lá para o apanhar e que tem de ouvir cada bisbilhotice que o vento lhe trás não vá o diabo tecê-las, ou porque é imaturo e quer experimentar tudo quanto é novidade (amigos novos, sítios novos) ainda que isso não lhe convenha. 

  Como nunca se sabe para que lado os cordelinhos são puxados, na mão de quem anda o fantoche ou quem é o ventríloquo (leia-se, o espírito santo de orelha) de serviço, nunca se sabe que personalidade o boneco terá, para que direcção vai virar,  ou se lhe dão um daqueles fanicos de fantoche e começa a fazer barulhinhos e à martelada a tudo.

Quem gosta de saber com o que conta e dispensa teatrinhos é melhor passar de largo, para evitar pantominas e fantochadas estilo Punch & Judy. Vai lá uma pessoa séria confiar em bonecos e seus bonecreiros...

No comments:

Textos relacionados:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...