Recomenda-se:

Netscope

Thursday, June 12, 2014

Folhetim do dia.


Indo eu, indo eu buscar umas antiguidades para enfeitar as paredes, dei-me com um livrinho do mestre espanhol do folhetim, Enrique Pérez Escrich, de que só tinha ouvido falar.
 Tratava-se do primeiro volume de um dos seus romances de costumes, "O Amor dos Amores".

 Como precisava de fazer tempo sentei-me a passar os olhos pelo enredo - que tinha o seu interesse, apesar de a narrativa deixar a desejar e de ter personagens a esmo - e ora adeus, era mais uma versão do Otelo de Shakespeare.

 Ainda não o acabei, mas em traços largos era uma vez um rico  fidalgote que tinha uma esposa lindíssima e virtuosa; ora, esse senhor, bem apessoado e moreno, sofria de ciúmes patológicos. Azar dos Távoras - calha que a amada, D. Maria, que é uma beldade morena a condizer com ele, dá à luz um pequeno louro como o sol, o que vem deitar pólvora nos zelos já assanhadíssimos do pobre D. Fernando. 

 Sucede que o vizinho, o sedutor barão D. Emílio, é um Apolo de cabelos dourados...

 Claro que o apaixonado D. Fernando não tem razões para desconfiar - mas a parentela, que lhe quer ficar com a fortuna (sem falar num primo da onça que lhe quer roubar a Maria) arranja com isto uma bela desculpa para ver se ele mata a mulher e o filho, indo parar atrás das grades ou ao cadafalso.

 E o pateta, que desconfia de todos menos de quem lhe faz o ninho atrás da orelha, cai que nem um pato gordo e tonto em todos os disparates que lhe dizem.
 Como o segundo volume da obra se chama justamente o Inferno dos Ciúmes, não sei se vale a pena continuar a ler para assistir a mais cenas de paranóia. É que fico cansada e exasperada e não é nada comigo, quanto mais.
 Dá-me vontade de assentar duas lamparinas no homem, a ver se pára com os delírios. Quanto à Maria, coitada...é um exemplo de abnegação para aturar um marido tão doido.

 Desconfio que não vou ler mais- é verdade que os folhetins fazem mal às ideias...

No comments:

Textos relacionados:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...