Recomenda-se:

Netscope

Saturday, August 23, 2014

A equação de Madame d´Étampes...




...a amante do Rei Francisco I, devia ser reproduzida por muitos elementos do belo sexo.

Não no estilo de vida, como é óbvio, e se calhar não no carácter (já que Madame era conhecida pelo mau feitio) mas na combinação rara entre beleza e inteligência.

 Até à chegada de Catarina de Medici, Anna de Pisseleu, que passou à História como Duquesa d´Etampes, foi a única mulher capaz de enfrentar Diana de Poitiers em pé de igualdade (Diana ganhou porque bem, o Rei morreu, viva o Rei e  tinha o herdeiro do Trono apaixonado por ela, além de ser enfim, a grande Diana de Poitiers). 

Aliás, quando a noiva Medici pôs os pés na corte francesa Diana não fez caso porque já tinha afiado as garras o mais possível nas suas escaramuças palacianas com a d´Etampes, que além de ser tão esperta como ela era muito mais ousada e mazinha...uma Rainha, Medici de mais a mais, não era caso que lhe metesse medo.

  Anna de Pisseleu era descrita como "a mais bela entre as cultas e a mais culta entre as belas". Esses predicados 
conservaram-lhe o favor real até à morte do monarca - altura em que o filho, Henrique, farto dos atrevimentos da senhora, e Diana, igualmente cansada das suas manobras, a convidaram a retirar-se para os seus domínios e a deixá-los em paz..

  Retirou-se vencida mas em grande estilo - afinal, não tinha mais nada a fazer ali, a sua estrela já brilhara o que tinha a brilhar.

 O mais estranho é que apesar de a instrução estar hoje muitíssimo democratizada (ou precisamente por causa disso) -  e de não ser um privilégio (de mulheres não só bem nascidas mas filhas de pais com ideias largas) não se vêem assim tantas mulheres realmente inteligentes. E não há pior que uma mulher obtusa a tentar passar por culta ou inteligente, principalmente se lhe faltar beleza para distrair do resto...

 Já tenho dito que não sei o que é pior: se mulheres abertamente patetas, se mulheres completamente patetas, pouco polidas e pouco brilhantes, com uma camada fininha e recente de verniz cultural ou um diploma na mão. A conversa das segundas é capaz de ser ainda mais insuportável...sinais dos tempos!







No comments:

Textos relacionados:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...