Recomenda-se:

Netscope

Thursday, August 21, 2014

Bikini ou fato de banho? Ambos, com muito bom senso.

La Perla

Relegado para segundo plano até há pouco tempo atrás, o fato de banho regressou à ribalta  recentemente, muito por influência da cultura vintage que assentou arraiais nas passerelles e nas ruas.

 Se há uns aninhos os modelos mais extravagantes, como os trikinis, começaram timidamente a dar um ar da sua graça, agora o fato de banho já não é uma segunda escolha reservada à natação, a senhoras mais velhas ou a quem está em menos boa forma. Existem maillots  tão bonitos que mesmo as adolescentes voltaram a cobiçá-los, e os bikinis de corte "brasileiro" vão perdendo terreno para uma panóplia de alternativas.

Há toda uma tendência (quase uma contra-corrente)  para as linhas clássicas e para sugerir mais do que mostrar, contrariando o status quo dos modelos reduzidíssimos, o que se traduz em opções mais sensatas, alargadas e democráticas de beach wear.

 Mas... usar bikini ou fato de banho - quem, como, qual e quando?

Ora, depende - da silhueta, da ocasião, do local. 

Há que não esquecer também que um ou outro pode e deve ser complementado por  saídas de praia (páreos, túnicas, kimonos, calças pallazo, etc) . É de bom tom usá-las se vai tomar uma bebida ao bar junto à praia, mas nada a impede de as colocar se passear na areia, para evitar olhares indiscretos. 

Muitas meninas e senhoras não fariam tão más figuras com os bikinis que escolhem se os cobrissem um pouco com qualquer saída de praia ao sair da toalha, como as senhoras de antigamente.

- Por costume, os bikinis são mais indicados para praia ou campo e os fatos de banho para piscinas, spas ou health clubs mas salvo indicação específica, não há uma regra rígida e a escolha vai depender da sensibilidade de cada uma.


- Se vai à praia com uma ou duas amigas e não deseja ser incomodada, o fato de banho é obviamente uma opção mais discreta.


- O mesmo vale quando a família do seu mais que tudo a convidou, principalmente se ainda não se conhecem bem. Em alternativa, use um bikini reforçado, estilo pin up, que realce uma bonita silhueta sem sair do lugar nem expor mais que o necessário. 



Estes modelos favorecem sobretudo quem tem uma figura curvilínea, estilo Raquel Welch.

- Os fatos de banho mais comuns, de modelo desportivo, assentam melhor a mulheres de figura atlética, magras, com pouco busto e coxas estreitas. Não tendo apoio interior para o peito, tornam-se desconfortáveis (lembre-se  de que a Pamela Anderson só o vestia por takes,  para gravar as "Marés Vivas", além de não ser exemplo) .

E como não marcam a cintura, cobrem as ancas mas realçam a coxas... tendem a encurtar as silhuetas curvilíneas, mesmo numa pessoa magra. Por isso, fuja deles se não tem o corpo da Kate Moss.



- Os trikinis e os bikinis ou fatos de banho "de fantasia" (com correntes, lantejoulas, aplicações, recortes e aberturas) estão reservados às figuras esguias com algumas curvas e devem limitar-se a piscinas ou ambientes onde saiba que não vai apanhar muito sol (uma festa à beira da piscina depois de escurecer, por exemplo) porque deixam marca e se tiverem enfeites de metal, podem provocar queimaduras. São portanto uma variante e não devem representar um grande investimento.


- As meninas com cintura de vespa poderão ter mais trabalho a encontrar um fato de banho que não fique largo nessa zona...ou precisar de o mandar adaptar. De qualquer forma, nunca é má ideia levar os bikinis e fatos de banho à costureira, para ajustar alças, cinturas e outros detalhes que fazem muita diferença.
Estes maillots estilo pin up (com cintura vincada e reforço no peito) são a melhor opção para as figuras de ampulheta, tipo Dita Von Teese. Só experimentando poderá escolher o modelo certo, mas os que cobrem ligeiramente a coxa e são justos na zona da cintura e das ancas  alongam e salientam o tão desejado " corpo em S".



- O bikini "triângulo" (ou "cortininha", como lhe chamam os nossos amigos brasileiros) é, embora pequeno, um dos mais democráticos: favorece bustos médios a grandes e apesar de não ter aros, pode ser ajustado conforme convém. 
É também o modelo ideal para realçar uns abdominais trabalhados. Apenas, cuidado com versões muito reduzidas, que faltam à modéstia e ao bom gosto. Um aviso: reserve-os para a praia e livre-se de os usar em aquaparques ou em qualquer outro sítio onde possam sair do lugar.


- Bikinis estilo anos 50 em versão plus size, de cintura subida, são óptimos para esconder cicatrizes ou "barriguinhas" mas atenção - não podem pressionar as coxas nem o estômago, para não ser pior a emenda que o soneto. 
Para as meninas mais cheiinhas, existem modelos que não abafam e dão uma figura muito graciosa.


-Os bikinis cai cai estão por norma reservados às meninas com menos peito. 
Para todas as outras, é má ideia tentar segurá-los por muito tempo e contra as ondas...

Se tem um busto saliente mas não resiste mesmo a este modelo, guarde-o para a piscina do hotel (ou de casa) e opte por versões mais reforçadas, com aros e/ou pelos modelos com alças amovíveis.
Geralmente os bikinis cai cai são também considerados mais desportivos, embora já haja versões glamourosas com decote em coração ou folhos, por exemplo, que ficam bonitas na praia.

 - Para as senhoras ou meninas redondinhas que tenham barriga...bom, o fato de banho é mesmo a melhor opção, mas actualmente há imenso por onde escolher:


Aposte nos decotes bonitos (pode escolhê-los com aplicações)   mas bem apoiados:
 vêem-se imensas senhoras mais fortes com fatos de banho muito cavados nas costas, que não seguram o peito e aumentam o estômago! Isso não ajuda nada. Muitos modelos já oferecem um efeito "modelador", tipo cinta, para alisar quaisquer gordurinhas. Pode ainda optar por um padrão com cores mais escuras nas áreas que deseja "emagrecer". Verifique também se o fato de banho não está apertado na zona das axilas, para não "espremer" a pele.

Dependendo do formato das suas coxas, escolha um modelo mais ou menos cavado na perna, de modo a realçar SEMPRE  a parte mais delgada das pernas.

Et voilá, com um pouco de atenção é possível usar o melhor dos dois mundos...





No comments:

Textos relacionados:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...