Recomenda-se:

Netscope

Sunday, August 3, 2014

Oscar Wilde dixit: remédio santo.



"Nothing can cure the soul but the senses" 

                                                    in O Retrato de Dorian Gray


Um ser verdadeiramente superior procura, antes de mais, a perfeição da alma; se a alma for perfeita acabará por contagiar o corpo e a atmosfera à sua volta. Não há elegância no sentido mundano sem elegância do espírito; não há beleza, elevação ou poder exterior que não imane de dentro.

 Mas e quando a alma está ferida? Se o coração ou o espírito sofrerem um abalo grande, fracturante, que tolda a acção e o pensar, que enegrece os dias, que força quem era inocente  a contemplar o abismo - quem olha para o abismo nunca mais volta a ser o mesmo - e a entrar em contacto com o seu lado mais negro, ferindo de volta todos os que o rodeiam até que não haja nada para salvar? Nesses casos, não se chega a parte alguma só pela alma, porque ela não está em acção de fazer nada pelo dono. É necessário baixar as armas e olhar para o terreno, para o básico.

  Deixar a racionalidade de parte, pois a conversa interior só serve para torturar ainda mais a alma magoada e a conversa com o outro, à roda do mesmo tema, não cava senão fossos. É preciso deixar agir os instintos e os sentidos, usar de indulgência, descontrair, pensar menos. Confiar na natureza, que sabe sempre o que faz e deixá-la seguir o seu curso. Perder o domínio férreo de si mesmo para que tudo volte ao seu lugar. Ouvir o coração, que mesmo partido lá sabe como se sente e bate como pode, escutar os sentidos, ficar surdo aos ruídos do mundo e aos gritos da consciência desaustinada. Seguir por uma vez os sentimentos, as vontades, e não os preceitos. Haverá tempo para isso; primeiro urge curar para pensar com clareza e decidir com justiça. Certos gestos substituem horas de debate. Certos silêncios valem por meses de análise. 

O hedonismo, em exagero, é mau - mas aplicado com parcimónia, como qualquer remédio, pode ser a salvação.

No comments:

Textos relacionados:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...