Recomenda-se:

Netscope

Sunday, November 9, 2014

Brilhante Conclusão Expresso do dia: lógica da banana verde.


Pior que ser banana...só ser banana e não amadurecer toda a vida.

Isto de viver no campo tem destas coisas: permite-nos brilhantes filosofias destas que nos ocorrem ao reparar, no regresso de um saudável passeio pela floresta, que a bananeira da nossa vizinha até dá bananas, mas os cachos nunca deixam de ser verdes.

 Ser banana é um defeito muito aborrecido (e num homem, então, é feíssimo) porque uma coisa é ser gentil... outra é ser fraco, manipulável e influenciável.
Quem é assim não se faz respeitar, não toma decisões (e quando toma, é geralmente por influência de quem menos devia ter voto na matéria) é sensível à bajulação de pessoas com segundas intenções e à força de muito querer ser bom, ou de muito querer mandar sendo ao mesmo tempo amigo de toda a gente, acaba por prejudicar-se a si mesmo e às pessoas que devia proteger. É o velho caso que as nossas avós contavam, de cavalheiros que até seriam bons maridos se não dessem ouvidos a amigos da onça, e que com isso acabavam por lesar a mulher e os filhos. Ou dos patrões que à custa de querer agradar a gregos e troianos, acabam por afundar a casa, deixando funcionários leais de mãos a abanar.

Mas pior que ser banana, só ser um (ou uma) banana verde. Porque de banana todos temos um pouco, ou pelo menos momentos: ou por bom coração, ou por causa da idade, ou por ingenuidade, ou por vaidade, ou por timidez...mas mau, realmente mau, é nunca amadurecer na bananice.

 Ser uma banana sempre verde, que não adoça nem evolui, de quem não se faz nada e que não tem esperanças de vir a ser outra coisa. Por isso, se vos chamarem bananas, não se lastimem: há quem consiga ser ainda pior.


2 comments:

Inês Sousa said...

Eu conheço um espécime desses, sempre na mesma. Neste caso alimenta uma paixão assolapada por uma colega de trabalho que só o usa em seu proveito próprio, isto é, tira partido do interesse dele para mandar nele e estar sistematicamente a pedir-lhe favores e mais favores. Esta situação arrasta-se há 4 anos e está a piorar a cada dia que passa. É mesmo um banana verde.

Imperatriz Sissi said...

Exemplo perfeito :D

Textos relacionados:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...