Recomenda-se:

Netscope

Thursday, December 11, 2014

S. José - modelo do homem perfeito


Nesta época em que é suposto preparar a árvore de Natal e o Presépio (para quem ainda se importa mais com o Menino Jesus do que com o Santa Claus, sem desprimor para o bom S. Nicolau) dei por mim a pensar como sempre tive uma predilecção por S. José.
 Claro que gostava de todas as outras figuras - nomeadamente os Reis Magos, que sempre achei realmente mágicos) mas sem S.José não haveria Presépio, porque Jesus muito provavelmente não chegaria a Belém.

 Mais cavalheiros deveriam pôr os olhos no exemplo deste Santo, padroeiro universal da Igreja Católica, mas também dos trabalhadores e famílias.

 Nunca me importou se ele era um homem mais velho, como juravam alguns, ou apenas o noivo jovem e super paciente da Virgem Maria, como frisavam outros, se já tinha sido casado antes ou não nem outros dados biográficos. 

José, o carpinteiro, aceitou uma criança que para todos os efeitos não era dele. Está certo que teve um Anjo a atestar a honestidade da sua noiva, mas outros não acreditariam nem que lhes aparecesse um coro inteiro a jurar que Maria era uma rapariga sincera; seriam demasiado ciumentos e orgulhosos, teriam receio de perder a face perante os seus pares ou medo de tal empreitada.

Mas José nunca teve medo, e era um homem demasiado grande para ser orgulhoso - dedicou toda a sua vida a proteger a família, abandonando a sua casa e o conforto daquilo que conhecia para escapar a um Rei louco; começou uma nova vida no Egipto, sabe-se lá com que dificuldades; e educou com esmero uma criança que sendo como as outras, não poderia de modo algum ser igual às outras. O Bom Livro não explica como, mas disciplinar o Messias devia ser uma tarefa no mínimo delicada. S. José é um modelo de força, firmeza, paciência e amor e mais rapazes, homens e pais podiam espelhar-se nele. 

Mas todos os exemplos que estão bem à frente dos olhos tornam-se às vezes muito familiares para que se lhes dê a devida atenção. O que é pena...

No comments:

Textos relacionados:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...