Recomenda-se:

Netscope

Tuesday, January 6, 2015

Com este frio...(bes)untai-vos, por quem sois!



Ontem, toda contente a ler os últimos exemplares de Modas & Bordados e outras revistas femininas antigas que comprei para a minha colecção, encontrei este anúncio da Nivea, c. 1957.

 Achei-o muito engraçado por explicar a forma de aplicação pois, como já detalhei aqui, convém aquecê-lo nas mãos e espalhá-lo bem, retirando o excesso no fim, para usufruir dos seus bons efeitos.

E por estes dias as minhas latinhas de Nivea (costumo ter uma no toucador, outra na casa de banho e mais uma mini na carteira, pelo menos) andam num badanal (expressão da avó que é o mesmo que dizer "num virote") porque já não me lembro de um Inverno tão agressivo para a pele. Vulgo acabar de pôr  hidratante de rosto com factor de protecção solar, creme de olhos, bálsamo de lábios, creme de mãos, óleo de corpo (muito mais agradável de usar, porque não precisamos de gelar fora do banho!) para dali a nada sentir o incómodo da pele seca novamente! Toda a vida tive cuidados apropriados a uma pele delicada e clara, mas isto é inédito.

 Quando o frio é tão mauzinho e seco como tem sido, é fulcral não só hidratar bem, mas proteger contra as agressões. Frio rigoroso, hidratação rigorosa! 

Por isso tenho, conforme as necessidades do momento, combinado um creme mais suave (como o da Clinique anti vermelhidões) com Nívea, ou Nívea com CC/BB Cream, ou Shiseido com Benamôr antes da maquilhagem, além de vaselina depois do creme (no contorno dos olhos, lábios e mãos).

Importa escolher produtos que reponham a elasticidade da pele, mas também que isolem contra o vento gelado e os raios UV (que lá porque é Inverno, não deixam de ser nocivos). Usar Nivea depois do hidratante normal (ou CC/BB Cream com factor de protecção) garante que a pele vai reter a agua necessária, além de isolar graças à lanolina que contém.

 Já o Benamôr, que tem acção anti rugas, faz como vos disse um excelente efeito de primer e também protege. 

Cada uma poderá inventar diferentes combinações, dependendo do tipo de pele, mas o que quero realçar é que com tanto frio, a rotina do costume não basta.

Atenção também à limpeza, que deve ser reforçada proporcionalmente à quantidade de produtos...o que não implica que seja agressiva. O óleo de camélia ou amêndoas doces é um excelente desmaquilhante para o tempo seco, desde que se termine com um tónico forte q.b para reeequilibrar.

 Arrepia-me pensar nos estragos que vão ficar gravados na pele das raparigas mais descuidadas ou preguiçosas. Espero que saibam ouvir o alarme do desconforto - se a pele repuxa, é porque precisa de mais alguma coisa.







No comments:

Textos relacionados:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...