Recomenda-se:

Netscope

Thursday, January 29, 2015

O povo transmontano dixit: contra desculpas esfarrapadas

Fatiota de Carnaval que vai ser um sucesso

"O que protege do frio, protege do calor"

Sempre tive em grande apreço as tradições e mitologia transmontana. Trás- os-Montes, com os seus ecos celtas e a divisa "para lá do Marão, mandam os que lá estão" parece-me um dos últimos redutos da galhardia portuguesa, que se foi quase toda com as caravelas ou pereceu em Alcácer-Quibir.

Esta estima aumentou quando uma pessoa da família lá viveu durante uns anos, trazendo amiúde bons petiscos (como as castanhas em calda!) e boas histórias para casa.

 Ora, a grande verdade acima citada devia andar aí afixada em cartazes perto de escolas, centros comerciais e discotecas, a ver se acabamos com a "regra" de os ursos polares, os pinguins e as serigaitas não sentirem frio.


Os ursos e os pinguins andam todo o ano agasalhados, compostos e decentes, as pessoas desmioladas não. 

Quanto ao calor, é a desculpa mais mal enjorcada para se andar...mal enjorcada.

Estava cá a pensar nisto e a procurar uma imagem para ilustrar a ideia, quando me deparo esta fatiota carnavalesca de urso polar - ó ironia. Como o Entrudo está à porta, esta e a de boneco de neve, agora que o Frozen está na moda, aposto convosco que vão fazer sucesso, e pior-  que não vão ser tanto modelos a usá-las, mas "ursas" mais para o redondinho, estilo Kim Kardashian de feira...

É uma sorte não se lembrarem de fazer fantasias de "Careto Sexy", senão nem as vetustas tradições transmontanas escapavam. Tipo isto, mas só pompons e muito pouco pano:





2 comments:

sramos said...

Permita-me, HAHAHAHAHAHAHA.

sramos said...

Eu sou transmontana e tem toda a razão quer seja pela riqueza das tradições quer pelo exagero de hoje em dia nos trajes reduzidos.

Textos relacionados:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...