Recomenda-se:

Netscope

Saturday, January 17, 2015

Personal styling #1: figura ampulheta



O personal styling (e personal shopping) foi deixando de ser um exclusivo de figuras públicas e fashionistas com muitos recursos para se tornar, pouco a pouco, uma ferramenta útil para (aqui aplica-se de facto o termo) "mulheres reais".

 Afinal, não só quem precisa de se apresentar na passadeira encarnada beneficia de uma análise que facilite o seu estilo no quotidiano.

Acho fascinante como o stylist - ao empregar na cliente as metodologias da produção de moda - faz, no fundo, o trabalho de um profiler.

 A silhueta, o tipo de beleza, a coloração, o estilo de vida, hábitos de consumo, gosto pessoal, orçamento, personalidade, referências, inseguranças, pontos fortes  e necessidades de quem procura esse acompanhamento, tudo é considerado na hora de apontar as melhores opções.

A intenção não é tanto um "makeover", nem transformar alguém por um dia, mas mostrar como tirar o melhor partido dos dotes naturais, da maquilhagem e do guarda roupa com facilidade, para que se torne um processo espontâneo.

 A ajuda de um stylist pode ser necessária em situações pontuais - escolher o visual para uma ocasião diferente, por exemplo - ou mais abrangentes: mudança de peso, pós maternidade, novo emprego, renovação de roupeiro...

 Algumas amigas minhas, com diferentes perfis e idades, voluntariaram-se para uma pequena demonstração aqui no IS. Esta é a primeira e conto partilhar convosco mais algumas em breve. 

(***Aviso à navegação: a meio do processo, já ao lusco-fusco, a máquina fotográfica caiu-nos de cara no chão, por isso peço desculpa pela qualidade de algumas imagens; better luck next time!)

1 - Soraia

Antes

Idade: 22

Tipo de silhueta: ampulheta, com tendência a triângulo invertido.

Tipo de coloração/Fototipo: Clear (com olhos brilhantes/claros que se destacam no conjunto).


Objectivos: a Soraia sempre foi um pouco "Maria rapaz". Por isso - e porque está em busca de emprego na sua área de estudos - procurava alguma orientação para descobrir o que lhe cai melhor, além de dicas que simplifiquem o processo de ir às compras. O seu guarda roupa actual passa muito por ténis, botas práticas e leggings, logo a prioridade foi dar-lhe um upgrade um pouco mais sofisticado e feminino, sem descuidar o aspecto prático e casual com que se sente confortável.

  Depois
             
Dicas: Quando se tem curvas não convém camuflar completamente a linha do corpo, nomeadamente a cintura e o colo; é importante também ter em conta o material, fitting e comprimentos das peças (bainhas, calçado, mangas) para realçar os pontos fortes e alongar a silhueta.
 Este tipo de corpo foi feito para usar vestidos, especialmente se se tiver pernas elegantes. Neste caso concreto, tirou-se partido também da pele naturalmente luminosa, das maçãs do rosto altas, dos olhos avelã com sobrancelhas e pestanas acentuadas e do cabelo - mulheres muito femininas beneficiam de comprimento e volume q.b.

  Camisa: Yves Saint Laurent; Leggings: Primark; Sapatos: Helsar

Sobretudo camel oversized, vintage


Trench coat de cetim e sapatos Zara; pregadeira vintage


2- Miranda
Antes

Idade: 31

Tipo de silhueta: Ampulheta petite

 Tipo de coloração/Fototipo: Soft (pele, cabelo e olhos em tons suaves).

Depois

Objectivos: Embora tenha gostos definidos e uma das figuras mais fáceis de vestir, a Miranda procurava polir e actualizar um pouco o seu estilo, tendo em mente uma renovação de guarda roupa e novos desafios a nível pessoal e profissional. Queria também aprender mais sobre proporções, cores, padrões e tecidos, para não fazer escolhas erradas na hora de adquirir peças novas. Os tons de castanho, em particular, causavam-lhe algumas dúvidas e como tem no closet algumas peças bonitas nessa cor, quis perceber a melhor maneira de lhes dar uso.

 Dicas: Figuras de ampulheta elegantes ou petite podem usar quase tudo, especialmente se tiverem pernas esguias. A única preocupação é não abafar a silhueta com modelos demasiado amplos, rectangulares ou soltos e, quando necessário, jogar com as proporções para tornar o corpo visualmente mais alto. Vestidos de alfaiataria, calças afuniladas, cinturas subidas q.b e praticamente todas as saias (atenção apenas às demasiado volumosas e longas) são bons investimentos.
  No caso da Miranda, procurou tirar-se partido da delicadeza presente nas feições e na silhueta, realçando também o cabelo, a pele e os olhos verdes.

Carteira: Pierre Cardin; Top: Stradivarius; 
mini saia em pele e camurça: vintage (anos 70) Sapatos: Uterqüe

Vestido: Mango; Sapatos: Alberta Ferretti

Camisolão de lã com aplicações, vintage (anos 80); Calças: Zara; Carteira;
 Charles Jourdan; Sapatos: Paulo Brandão

Vestido: Mango; Sapatos encarnados em pele (fabrico português/comércio tradicional) Carteira italiana vintage (anos 50/60)




2 comments:

A Bomboca Mais Gostosa said...

Excelente trabalho, as tuas amigas ficaram mesmo muito bem! :)

Imperatriz Sissi said...

Muito obrigada, Bomboca. Beijinho

Textos relacionados:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...