Recomenda-se:

Netscope

Wednesday, February 18, 2015

Ave Sissi Petrónia, a Censora.




O meu caro irmão faz a devida honra à sua costela da Terra da Bota: se o assunto dos Borgias ou relacionado aparece à mesa é um desatino para mudarmos de tema e consegue superar-me na paixão pela Roma Antiga. Por vontade dele vivia na Cidade Eterna num dolce far niente. Mas também é das pessoas que melhor me analisa (e um conselheiro infalível no quesito decoro no traje feminino, como já vos contei).

De modo que esta semana fica a olhar para mim muito sério e depois de dizer, como de costume, que sou uma valente coca bichinhos e uma chata - fraternité oblige - atira-me que posto isso, o cargo que estava mesmo a calhar para mim, vivesse eu na Roma Antiga (e fosse homem, mas sabe-se lá) era o de Censor.


O posto de Censor Romano era o mais elevado a que  se podia aspirar (nada mau!): uma mistura entre arbiter elegantiarium como o grande Gaius Petronius, e responsável pela moral pública/bons costumes da terra. Mas um Censor fazia mais do que zelar pelo bom ar, elegância e modéstia da população (trabalhinho facilitado porque não havia leggings nem lycras):  tinha tarefas  pesadas, como o recenseamento dos cidadãos com base na sua riqueza e a orientação das construções públicas (ou seja, ordenava que se demolissem as baiucas e proibia a edificação de mamarrachos, algo que me agradaria bastante). 

Vendo bem, já tive empregos piores e incumbências mais maçadoras. É uma pena que actualmente quem governa se esteja perfeitamente nas tintas para tudo o que se relaciona com costumes, modas e elegâncias, logo não precisa de árbitros para nada disso. 

Não sei como se acederia a tal tachinho, mas Ave Sissi Censora, salvo seja, soa-me sofrível...

Por outro lado, o stress do poder e o perigo constante de morrer intrigada, envenenada ou convidada a abrir as próprias veias, que invejosos não faltavam em casos desses, era capaz de me deixar com os nervos em franja. Lá dizia Shakespeare, a cabeça que traz a coroa (nem que seja de louros) nunca está segura.






No comments:

Textos relacionados:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...