Recomenda-se:

Netscope

Monday, February 9, 2015

Chuck Norris dixit: 3 qualidades que separam os homens dos meninos


Nunca pensei grande coisa dos filmes de Chuck Norris (isso era mais com o meu irmão e primos em pequenos, confesso) mas ele era amigo de Bruce Lee, e alguma coisa deve ter aprendido com tão grande filósofo.




 A frase acima tem um duplo sentido na língua de Shakespeare ("temper" tanto pode ser têmpera como temperamento..), mas ganha um significado ainda mais amplo quando traduzida para a língua de Camões.


1- Se um homem perde a cabeça ("loses his temper"), se se descontrola com qualquer coisa, se fica histérico, se exagera e desata aos gritos como uma rapariguinha aflita...isso não é lá muito masculino. De um cavalheiro espera-se racionalidade. E nervos de aço!

2 - Se um homem não tem carácter de aço, se lhe falta autoridade, se é maleável - tanto na moral e nos princípios, como no ouvido - se permite que a prima, o colega ou a vizinhança influenciem as suas opiniões e decisões, se ouve murmúrios e mexericos e age de acordo, então carece da vontade firme que é apanágio de um cavalheiro. Até se pode fingir muito autoritário (quanto mais bravata, pior) mas na realidade é um banana, um fantoche, um joguete. E toda a gente sabe disso, por mais que finja dar-lhe primazia para lhe agradar. Há muitos falsos líderes assim na política e no mundo empresarial, que chegaram onde chegaram apenas porque a sua "moleza" convinha a quem realmente mexe os cordelinhos.

3 - Um homem sem têmpera de aço - que se intimida, que bajula ou se deixa bajular, que é demasiado diplomático e não toma partidos para não se maçar, que faz vénias ou vira casacas, que não está muito certo de nada - perde todo o seu valor. Não impõe respeito a ninguém e a longo prazo, deixará de merecer a admiração de quem o rodeia, mesmo que tenha outras qualidades.




Em suma, um carácter de plasticina pode parecer conveniente - para meninos. A plasticina é esborrachada, moldada, partida em mil bocadinhos, misturada com outras cores até ficar uma massa informe e cinzentona. Estão a ver a analogia?

No comments:

Textos relacionados:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...