Recomenda-se:

Netscope

Thursday, March 26, 2015

AXIS Póvoa de Varzim: escapadinha à moda da Belle Époque


Desde pequena que não passava pela Póvoa de Varzim, mas a sua história como uma das "zonas de banhos" mais elegantes do País sempre me despertou curiosidade. Frequentada pela boa sociedade nortenha desde finais do século XIX, quando "ir a banhos" passou a ser moda, a então vila ganhou uma dimensão cosmopolita, passou a ser um centro de requintadas tertúlias e recebeu convidados ilustres, como o Rei Carlos Alberto de Sardenha, que se veio exilar no Porto e escolheu a Póvoa de Varzim para recuperar do desgosto de ter abdicado do Trono.


O bulício na "Avenida dos Banhos" em 1921

 Sobre o ambiente de ócio que aí se vivia, típico do tempo, escreveu em 1881 o autor Alberto Pimentel: "A mais movimentada de todas as praias que eu conheço. Parece uma peça de Sardou. Ha lojas cheias de gente e gente para encher as lojas. Falla-se, descute-se, joga-se, dança-se. Há animação. A noite, a villa enche-se de luz e de murmúrios. Tem um aspecto venesiano, vista do mar. O amor faz ali cincoenta casamentos por anno; mas as victimas da roleta são em muito maior numero." 


Aspecto da praia em 1882
 Hoje, a cidade conserva muito da sua aura de "destino de recreio"  - ou seja, um passeio ideal para dandis do século XXI. Além da beleza da cidade em si, as acessibilidades são excelentes - é possível ir ao Porto de comboio e voltar a tempo de passar uma bela tarde de praia.

Por isso, fiquei encantada por me convidarem a conhecer o bonito AXIS Vermar Conference & Beach Hotel.
Junto ao jardim, literalmente a dois pulinhos do mar
 Acabado de remodelar, o edifício - com o estilo acolhedor dos anos 70 - apresenta hoje toda uma inspiração náutica. 



A decoração dos corredores (que nos transporta para um filme de Stanley Kubrick) dos quartos com varandas para o mar (soberbos, que nos dão a impressão de estar no interior de um yacht) e do spa (cuja piscina me lembrou os aposentos d´A Pequena Sereia) consegue criar um ambiente muito particular, que desperta a imaginação. 


Com as suas "escotilhas" e jogos de luz, o SPA tem uma atmosfera muito especial

  Apropriado para deslocações de negócios mas também para fugas românticas ou dias de praia em família (os quartos duplos, de dois pisos, são uma opção convidativa para casais com filhos pequenos)  o AXIS Vermar é uma escolha elegante e despretensiosa.

 Interessante também foi ficar a conhecer o projecto internacional de boas práticas OMO, que os Axis Hotéis vão acolher e que se destina a integrar jovens com síndroma de Down no sector hoteleiro. 

Recomendo uma visita e espero voltar em breve para explorar melhor...


No comments:

Textos relacionados:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...