Recomenda-se:

Netscope

Thursday, March 5, 2015

Frase do dia: nem génio, nem louco


"Há meninos espertos que simulam a loucura para se fazerem passar por génios".

A fonte é antiga, mas a frase cai como uma luva no panorama actual. Como já nada é novidade mas tem de ser constantemente noticiado como se fosse, há um desespero e uma constante pressão (mediática/social) para dar nas vistas, ser escandaloso...embora seja cada vez mais difícil chocar ou dar nas vistas, porque está... tudo visto.

 Já se tirou em público toda a roupa que havia para tirar, já se atacaram todos os poderes instituídos, já se ofendeu toda a gente, há sempre alguém que já transgrediu antes, por mais transgressor que um artista/personalidade/entertainer pretenda ser. O que lhe resta mostrar? O talento. E se não tiver talento? Aí, meu filho, só mesmo alimentando a ânsia de constantes, pequenas e fanadas novidades que não o são mas faz de conta nas redes sociais, porque assim como assim amanhã já ninguém se lembra. É viver para lutar outro dia - para conseguir mais uns milhares de likes e shares e assim, ir alimentando a máquina do protagonismo.

 Há dias uma blogger da nossa praça falava de Madonna, que abriu o caminho para as jovens artistas "sexy e irreverentes" de hoje. Eu acho que Madonna, se o seu objectivo é dar nas vistas, pasmaria mais o mundo se se tornasse uma tia bem comportada. Isso sim seria novidade. Por mais piruetas que faça, não se pode superar a si própria, porque o choque nunca seria igual ao que foi na primeira vez e porque entretanto já houve muita gente (as Britneys, Katies, Nickies, Rihannas, Beyoncès, Adrianas, Iggies, Gagas etc) a fazer outro tanto. Muitas vezes sem metade da piada nem da elegância, mas a fazer o mesmo e a cansar as vistas. 

Digo muitas vezes que a verdadeira rebeldia, actualmente, está em ser-se conservador. E pela mesma ordem de ideias, a maior prova de genialidade e transgressão será ser-se minimalista, caladinho, misterioso, inacessível. Isso sim é capaz de ser revolucionário e chocante...


No comments:

Textos relacionados:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...