Recomenda-se:

Netscope

Thursday, April 16, 2015

Contorno dos olhos - resguardar a todo o custo!


Juntamente com as mãos e o pescoço, o frágil contorno dos olhos é uma das áreas mais desprezadas em termos de cuidados de beleza - e, contradição estranha, uma das que as mulheres mais se esforçam para remediar depois do mal feito. Já sabemos que não se pode evitar tudo, mas poucas coisas são tão inestéticas como a pálpebras manchadas, com papos ou pior - com pés de galinha, que custam imenso a tratar e disfarçar.

 Se aparecerem antes do tempo, maior a lástima...e infelizmente, vejo muitas meninas na casa dos 20 com rugas prematuras nessa zona, algumas com vincos de expressão até às têmporas, que ficam tão feios quando se sorri...

É claro que a tendência para ganhar rugas nesta ou naquela área depende também da estrutura do rosto, da genética e das características da pele, mas uma coisa é certa: o desleixo sai caro.

Dizia eu ontem que quando toca às rotinas de beleza, é bom não criar necessidades escusadas: quanto mais rápido se mimar a delicada pele à volta dos olhos, menos necessidade haverá de tratamentos invasivos, dispendiosos e que em muitos casos dão um ar pouco natural.

Vejamos então algumas dicas que não custam nada a integrar na rotina diária e que previnem/poupam/tratam muitos dissabores:


1-Limpeza, sempre: já discutimos aqui como uma limpeza profunda todos os dias faz a diferença. Muitos males da pele, incluindo o envelhecimento prematuro, vêem do facto de a cara parecer limpa quando na realidade não está.

2- Desmaquilhantes com/em óleo: a maquilhagem é mais resistente do que parece...e as novas texturas de certos produtos, como o eyeliner gel,
 facilitam-nos a vida mas custam muito a remover. Se usar lentes de contacto, poderá notar também que a solução salina destas "solidifica" a máscara de pestanas, complicando ainda mais a situação. Uma textura untuosa ajuda sempre, mas alguns desmaquilhantes em creme só servem para o rosto, porque são demasiado espessos. Resultado: há a tentação de "esfregar" essa zona na tentativa de se desmaquilhar mais depressa, arrancando cílios e maltratando a pele delicada em torno dos olhos. O mesmo acontece com certas toalhitas desmaquilhantes. A melhor solução são os removedores de maquilhagem bifásicos (o da Essence é super eficaz e baratíssimo) ou os óleos de beleza (de amêndoas doces, camélia, rosa mosqueta...). Há mesmo quem defenda que os óleos eliminam pés de galinha. Não jurarei, mas que previnem é certo.

Pode finalizar-se com água micelar, água de rosas e água termal. Dissolvem a maquilhagem em segundos e ainda hidratam. Em caso de pressa há toalhitas com óleo de amêndoas, como as da MyLabel.



3- Toda a hidratação é pouca: Aqui há tempos achei cómico quando ouvi dizer na rádio que "é um mito" precisar de creme de olhos. Por muito bom que seja o creme de rosto, um produto específico para esta área mais frágil é necessário sim senhora: não só para hidratar, mas para activar a circulação e evitar olheiras. Não tenho um favorito, mas como cá em casa estamos sempre fornecidas de vários exemplares não vá o diabo tecê-las, há dias encontrei  este da Avon (creme + bálsamo nocturno) e fiquei viciada nele. Tem uma textura de primer que lembra mel, e é tão agradável que apetece andar sempre a aplicá-lo.
 Outra dica que pode ser controversa para alguns é o uso de vaselina para finalizar/selar a hidratação, e antes de aplicar a maquilhagem. Haverá quem seja contra, mas muitos mitos de Hollywood atestavam a sua eficácia e eu subscrevo. Desde que não se atinjam áreas com poros abertos e haja o cuidado de absorver o excesso com um lencinho, é uma maravilha e assegura que correctores, primers e bases para sombra não vão ressecar e agredir.



4 - Protecção solar: sempre, todos os dias, em todas as estações do ano. Com tantos cosméticos que incluem SPF na composição, não há mesmo desculpa.


5- Óculos de sol, até debaixo de água: bom, tanto também não...mas quase. A sensibilidade ao sol pode obrigar-nos a franzir o sobrolho ou a "apertar os olhos" para ver melhor, de forma quase inconsciente, até quando o tempo parece enevoado. Contra isso, nada como um par de óculos de boa qualidade, estilo Amália Rodrigues, que proteja toda essa área. Não precisam de ser muito escuros, mas convém que sejam abrangentes. Dão um ar de estrela de cinema, salvam as manhãs em que saiu à rua com má cara, livram-na de encarar aquela persona non grata sem parecer malcriada e ainda asseguram uma pele bonita por longos e bons anos.

Até tu, Kate Moss?
6 - Evitar caretas: é que as nossas avós tinham mesmo razão. Não é tão fácil como parece; às vezes nem notamos que as fazemos, mas...haja cuidado, porque vincam. Logo, cultive-se a  serenidade. Podemos ser expressivas sem esses exageros. 



7 - Contra as olheiras, um remédio de passerelle: as modelos juram pela pomada anti pisaduras (e.g: Trombocid e afins) aplicada antes ou após o creme de olhos, para acabar com círculos escuros e olhos inchados. Funciona mesmo para eliminar essas "nódoas negras". Mas dormir o melhor possível e de vez em quando, tirar os olhos do computador ou do smartphone também são passos importantes.



8 -Começar pelo interior: quaisquer marcas têm mais dificuldade em  instalar-se se houver uma boa alimentação e/ou suplementação (com indicação médica, of course).  Elementos como o cálcio, sílica, colagénio...e muita água são essenciais para pele e cabelos bonitos.





-

2 comments:

colibri esverdeado said...

"O frágil contorno dos olhos é uma das áreas mais desprezadas em termos de cuidados de beleza - e, contradição estranha, uma das que as mulheres mais se esforçam para remediar depois do mal feito." a emoldurar e a ter no quarto para lembrar todos os dias ao acordar!

Este post de beleza deve ser dos mais preciosos na área da prevenção e intervenção que já li, adorei! Infelizmente encontro-me no grupo de pele extra sensível de olhos e de mil rugas de expressão tão precoces, mesmo tomando todas essas medidas como religião (e penso que a intolerância à luz durante muitos anos sem saber como a controlar, piorou imenso a situação). Mas sim, vénias a todos esses pontos tão importantes e tão desprezados!

Imperatriz Sissi said...

Muito obrigada, Colibri. É importante não desistir porque algumas rugas regridem com hidratação, esfoliacao, etc - falo pelo que ouvi a amigas minhas. o truque dos óleos no segundo link parece-me interessante. Beijinho e boa sorte

Textos relacionados:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...