Recomenda-se:

Netscope

Tuesday, April 14, 2015

José Rodrigues Miguéis dixit: tenho cá um feeling...


       "Não resta dúvida, uma coisa anda no
                      ar e não são só as andorinhas"

                                                         in O Milagre segundo Salomé


Sabem aquela sensação de que algo se está a cozinhar embora ninguém vos diga nada? Ora porque quem de direito está a decidir isto ou aquilo sem dar palavra às partes interessadas (às vezes acontece, em questões de trabalho, de Estado e noutras e que remédio senão esperar para ver) ora porque as coisas ainda não aconteceram mas começam a tomar forma com estranhos solavancos cósmicos, ou porque simplesmente se sente que os ventos estão a mudar. 

E nem sequer é preciso ser uma pessoa dada a premonições nem muito atenta para dar por isso.

 Nenhum fenómeno natural acontece sem que antes se note qualquer coisa no ar, no comportamento dos animais, no próprio estado de espírito de quem passa. Por vezes, consegue-se "adivinhar" uma tempestade. Com as revoluções é o mesmo - há sempre murmúrios. Há sempre "alguma coisa", um ambiente, uma atmosfera pesada ou eléctrica, um feeling, que dá a entender uma mudança.

 Shakespeare definiu isto com duas frases famosas "algo está podre no Reino da Dinamarca" e "something wicked this way comes" (lagarto, lagarto) - mas a versão de José Rodrigues Miguéis é mais abrangente, porque essa sensação ou pressentimento não se aplica só -felizmente - a desatinos. 

É igualmente verdadeira para acontecimentos desagradáveis e para novidades auspiciosas, para coisas pequenas e grandes, públicas e íntimas . Sente-se, pronto. 

E até se saber exactamente o que é... há aquela sensação inquietante como se a novidade estivesse escondida atrás de um reposteiro, à espera do momento certo para pregar um susto a alguém. Óptimo para quem gosta de surpresas, não tanto para quem prefere saber com o que conta e nem no aniversário gosta de ser surpreendido, embora já imagine que isso possa acontecer mais minuto, menos minuto.

No comments:

Textos relacionados:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...