Recomenda-se:

Netscope

Monday, April 13, 2015

Palavra do dia: descoco, que é como quem diz descaramento.



Ao debruçar-me sobre um velho compêndio de comportamento, encontrei esta engraçada expressão caída em desuso:

Descoco.
des·co·co |ô|
substantivo masculino
1. [Informal] Desplante; pouca-vergonha, ousadia.
2. Destempero; disparate

E podíamos acrescentar mais uns sinónimos: lata, descaramento, desfaçatez, chutzpah, sem noção, desvergonha, impudência, insolência, topete,  atrevimento, cara-de-gato, audácia, cara de pau, inconveniência, desaforo, impertinência, procacidade, merufo (esta não conhecia, vá; apareceu-me e é de Trás-os-Montes) descaro, despudor, petulância e provavelmente mais umas quantas que agora não me ocorrem.

Ora aqui está outra uma palavra fora de moda mas que não podia ser mais actual: parece-me mesmo que quanto mais necessária uma expressão é nos dias que correm, mais obsoleta fica, como se alguém a varresse para debaixo do tapete para não trazer à baila pecados esquecidos. Deve ser a ver se ninguém se lembra de dar nome às coisas...

 Alguém que comete o feio acto de se descocar a dizer ou fazer alguma coisa (ou seja, de se atrever a fazer ou dizer algo inapropriado) é uma pessoa descaradona e malcriada.

Não faço ideia se a etimologia terá algo a ver com cocos, no sentido de regular mal do dito cujo...descocado =desmiolado?

  Mas podemos pensar em mil formas de descoco: das pessoas que acham que tudo lhes é devido às que cobiçam o alheio, passando pelas que tomam excessivas familiaridades (e ainda acusam de "peneiras" a quem fica surpreendido pelos seus modos de alpinista) sem esquecer os que dirigem galanteios à cara metade do (a) próximo (a) nas barbas deste (ou nas saias desta), os que agem na casa dos outros como se estivessem na sua, os que sem ter intimidade para tal se arvoram em conselheiros dos outros...enfim, almas abusadoras.

Gente a quem (ou de quem) apetece dizer, em suma "esta criatura tem cá um descoco!". Não sei quanto a vós, mas acho que vou adoptar a palavra. E desatar a classificar como descocado ou descocada quem assim procede...

No comments:

Textos relacionados:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...