Recomenda-se:

Netscope

Wednesday, April 15, 2015

Um professor dixit: gastar *literalmente* Latim


No liceu tive um professor de Latim daqueles à moda antiga que esperava - como é justo, aliás- uma grande dedicação a tão nobre disciplina. Baixinho, careca, sorridente, com ar de Sacristão, nunca se zangava - parecia mesmo crer piamente na bondade e empenho dos alunos.

 Porém, rapidamente me arrependi de ter escolhido Latim (pois fora uma opção inteiramente minha): não porque não apreciasse aprender (continuo a achar importantíssimo) mas porque creio que não é algo que se estude naquelas condições, com poucas horas de aula e a pressão da avaliação a outras cadeiras...dito isto, era fácil perder o fio à meada. 

Juntemos a isso a tonteria própria daquelas idades, e volta não volta havia murmúrios ou distracção na aula. Pois o bom do professor, coitado, se nos via nesses preparos, nunca nos ralhava: dava três pancadinhas ritmadas na nossa mesa e quando levantávamos a cabeça para olhar para ele, dizia na mesma cadência, pondo as duas mãos em concha atrás das orelhas (o que lhe dava um patusco ar de Dumbo) : Menina (o)...*pausa e redução do volume da voz* ESCUTA ACTIVA!



 Claro que o estribilho pegou e alguns rapazes faziam como ele no intervalos: mãos atrás das orelhas, e... "MENINA...ESCUTA ACTIVA!".

 Se me lembro disto, é porque o magister tinha carradas de razão. Andava afinal a gastar o seu Latim connosco, apenas para entrar por um ouvido e sair por outro. Quando uma pessoa chega a adulta e vê o mesmo acontecer-lhe (avisar vezes sem conta só para encontrar ouvidos moucos e tudo exactamente na mesma) às vezes  junto das pessoas mais chegadas, é que vê o que isso custa... era bom que um "ESCUTA ACTIVA!" se traduzisse na compreensão imediata do bom e velho "eu só gosto de falar uma vez"...


No comments:

Textos relacionados:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...