Recomenda-se:

Netscope

Sunday, June 14, 2015

6 maneiras de "dar a volta" a fatos


A maioria das mulheres tem em casa fatos de calças ou saia que comprou por motivos de trabalho, por graça ou para uma ocasião especial (sem falar em relíquias vintage que possa ter herdado da mãe, avó ou tia) e que por qualquer motivo não voltou a usar, ou não veste com frequência.

Já se disse aqui que nem todas as peças ditas "clássicas" são intemporais - mas se o tecido e corte das mesmas for de boa qualidade, são um investimento; convém por isso tirá-las do armário para uma boa actualização quer em termos de styling, quer de fitting.

Nunca é demais lembrar que não vale ter um fato guardado "para as ocasiões" sem fazer ideia de como lhe assenta actualmente: ou porque as medidas mudam sempre alguma coisa, ou porque as tendências recomendam pequenas modificações na silhueta. Um fato que não é revisto é um mono!

 Além disso, tailleurs e smokings voltaram a estar em voga de há  dois anos a esta parte,  por influência das tendências "ladylike" e "borrowed from the boys".

Muita gente adopta os blazers dos fatos que não usa, mas há mais soluções para além dessa.

 Assim, além de rever o óbvio (mangas, ombros, cintura, bainhas) com um pouco de atenção e criatividade é possível dar aos tailleurs um uso mais regular, vide:

1- Cinja-o com um cinto


Se tem um fato simples, de calças rectas, um cinto com impacto dá-lhe imediatamente outra graça. Num tailleur de saia é o suficiente para ganhar um ar vintage, muito anos 50.

2- Actualize calças e saias


As calças usam-se novamente soltas ou "pata de elefante", por isso alguns fatos de há uns anos atrás poderão vestir-se sem problemas. No entanto, o afunilado é o modelo mais chic e intemporal- é boa ideia mandar estreitar as calças de corte a direito (aquelas "nem carne nem peixe") que parecem mais datadas e regra geral não alongam tanto a figura. Sem falar que calças cigarrette se usam com quaisquer sapatos, altos ou baixos! Poderá também considerar aproveitar o tecido que sobre (ou descortinar uma "emenda") para subir a cintura, tornando qualquer fato mais elegante e confortável de usar. Esta dica é especialmente útil em saias: as de cintura descida quase sempre alargam com o tempo e são um inferno para segurar tops ou camisas no sítio.


3- Use-o "like a boss"


Há anos que não havia tanta liberdade para vestir um fato sem parecer demasiado formal. Por isso, se estiver na dúvida quanto ao que usar numa ocasião de trabalho ou que peça um look smart casual (convenção, semana de moda, etc) aproveite para tentar o look total, fazendo depender o tecido e estilo do clima, da hora e tipo de ocasião em causa. Acompanhe com uma blusa ou camisa bonita e deixe o resto o mais simples possível (se quiser mesmo acessorizar...gravatas ou pregadeiras são uma possibilidade, tendo sempre em mente a norma less is more).


4- Se é colorido, rejuvenesça-o


Fatos de cores fortes estão na moda e podem ser uma boa alternativa a  vestidos para ocasiões que peçam uma certa elegância. Para isto também se podem reciclar algumas versões vintage (ver ponto 2). O fato que a sua tia Leontina usava com camisas de folhos pode ganhar um ar clean e chic se lhe tirar todo e qualquer fru fru! A usar com nude sandals e com um top "invisível" - ou sem nada- por baixo. Nesse último caso, não convém imitar Cara Delevingne (nem tudo o que as modelos fazem é para tentar em casa). Recorra a truques de alfaiataria ou a uma pregadeira para manter tudo no lugar, mostrando só um pouco de decote (principalmente se decidir ir de fato ao casório da sua prima!). A evitar também os wonderbras sob o casaco - deixe esse look nos anos 90, onde pertence.

5- Transforme-o num smoking


Se acumulou fatos pretos sem grande graça, pode pedir à costureira que transforme um (ou mais) num bonito smoking de senhora. Há várias inspirações que pode empregar, consoante os fatos que tiver em casa: Yves Saint Laurent criou modelos soltos e oversized, mas essa Casa - nomeadamente sob Hedi Slimane-  como outras entretanto, também popularizou versões mais cingidas e femininas. Sem contar com os smoking-colete, vestido-smoking, jumpsuit-smoking...(caso disponha de um orçamento maior para alterações e o tecido valha mesmo a pena).


6- Desconstrua e descontraia


Fatos de linho ou de outros tecidos simples e maleáveis (bem como certos "conjuntos" de túnica e calças ou estilo safari, muito na moda nos anos 90 e que agora voltaram às lojas) podem ser usados no dia a dia - para uma reunião de família, um  almoço de trabalho, uma festa ao ar livre, um beberete descontraído ...
 São sempre elegantes, muito confortáveis para os dias quentes e poupam trabalho na hora de decidir o que vestir. O truque está em não os usar de forma "pesadona"- combine-os com sandálias confortáveis (as da imagem à esquerda são um extremo, mas dão uma ideia) ou outro calçado casual. Pode ainda enrolar as mangas e sob o blazer, ponha um simples tank top ou t-shirt de algodão. Se quiser, junte um colar ou pulseira com pouco brilho. 

1 comment:

S* said...

É coisa que não uso... mesmo...

Textos relacionados:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...