Recomenda-se:

Netscope

Sunday, July 26, 2015

4 dicas à prova de erro para escolher jeans de Verão



Jeggings H&M

Há dias falávamos de conselhos para não abafar nem perder o bom ar nos dias de muito calor.

No entanto, embora haja opções mais frescas - como saias, vestidos ou calças de algodão - é complicado dispensar os jeans. Estes básicos eternos não só permitem inventar um outfit rapidíssimo, como estão na ordem do dia- com modelos como os flare jeans a dar cartas! E os skinny? Tornaram-se um uniforme tão simples para a maioria das mulheres que é uma crueldade pô-los de parte.

A má notícia? É que apesar de os lookbooks das marcas estarem cheios de opções muito bonitas à vista, quando vamos às lojas a história é outra. Ainda não compreendi o porquê do fenómeno... mas de há algumas colecções a esta parte, as gangas finas, "de Verão" que surgiam todos os anos certinhas como os gelados da Olá, deixaram de estar garantidas. A maioria das marcas limita-se a alterar os modelos e as cores, fazendo-os em materiais espessos (óptimos para o Inverno) e até ásperos (o que é de evitar como a peste em qualquer altura do ano).

Mom jeans, H&M


 Antes de correr em busca de umas "calças de ganga fresquinhas", vamos ver umas dicas para não comprar gato por lebre (o que pode acontecer ao fim de uma busca extensa, com os pés a doer e em modo "levo qualquer coisa para não voltar de mãos vazias"). Procurar e experimentar jeans é um dos processos mais desgastantes na arte de ir às compras e nos dias de calor, mais penoso se torna.

1- Defina o (s) modelo (s) que procura antes de sair de casa

 O que é que lhe está a fazer mesmo falta? Os jeans tendência ( como os flare jeans de cintura subida ou uns mom jeans)?  Calças casuais e confortáveis ( boyfriend, girlfriend jeans ou relaxed skinnies?) Ou um modelo slim ou skinny em versão leve, com cintura regular ou alta, para substituir os seus inseparáveis skinny escuros? Qual é a cor e lavagem que deseja? Dê uma olhadela aos lookbooks das lojas onde pensa ir. Se não tiverem, salte essas marcas: poupará passos e compras por impulso.

Flare jeans de cintura subida, J Brand


2- Seja EXTRA exigente

Se foi comprando em colecções passadas (e o seu tamanho se mantém) terá no seu armário a maior parte dos modelos vigentes, mais coisa menos coisa. Por isso, se o que lhe falta são versões leves do mesmo, ponha isso como prioridade. Não se contente com menos, por mais apelativo que o design seja. Lembre-se, você não ficará parada dentro de uma montra com ar condicionado, como o manequim: vai precisar de se mover sob um calor das Arábias. Tenha isto em mente o tempo todo!

3 - Toque antes de experimentar...e depois experimente!

Nada mais cansativo do que vestir e despir quinze calças diferentes (embora às vezes seja preciso). Logo, se puder limitar, melhor. 
 Peça ajuda ao pessoal da loja para ter a certeza de cobrir todas as opções, já que algumas distribuem os jeans por vários locais e expositores diferentes (truques de marketing para nos obrigar a olhar para as outras peças à venda!). Seja específica: modelo e cintura alta, média ou baixa.  Depois, dentro desses escolha as gangas mais finas e/ou stretch nas cores que deseja. O denim mais fino servirá só para a estação quente; ganga stretch um pouco mais espessa usa-se quase o ano todo. Já se sabe que os tons escuros são mais adelgaçantes, intemporais e  versáteis e ficam bem mesmo no Verão, por isso pode ir por aí se quiser comprar um par apenas. 

O mais importante, porém, é evitar costuras rígidas (certifique-se de que as linhas têm um toque aveludado) e a ganga "dura" ou pior, que parece "picar" ou "largar pêlo". Materiais ásperos, além de insuportáveis,  são péssimos para a pele e  podem mesmo romper vasos capilares se tiver problemas de circulação. Uma nota: poderá escolher um tecido mais elástico - desde que, ao experimentar, seja firme o suficiente para moldar as curvas sem as arredondar demasiado, e sem brilho. No entanto, a ganga muito extensível costuma durar menos, por isso não se recomenda um investimento grande.


4 - Tamanhos

Se no Inverno é ideal comprar jeans skinny (ou outro modelo cingido ao corpo) exactamente no seu número para garantir que não vão alargar na cintura e nos joelhos, no Verão as calças tendem a ficar mais apertadas ao longo do dia (o que é insuportável) e a não "subir" como devem. Considere a hipótese de as trazer num tamanho acima do costume, desde que lhe assentem bem (isto é mais fácil nas marcas que trabalham com numeração em polegadas).


Boas compras!



No comments:

Textos relacionados:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...