Recomenda-se:

Netscope

Wednesday, July 1, 2015

A peneira da consciência (não confundir com "peneiras")


Jean-Dominique Ingres, Raphael e La Fornarina ("padeirinha")

Há dias, uma amiga contou-me que deu a outra pessoa que lhe dizia injustamente "tu és tão bonita por fora, mas foste intransigente comigo" uma resposta bem torta e merecida:

" Pois olha...cada vez gosto mais de mim, e não é por causa do aspecto exterior; é que quanto mais vejo a podridão que por aí vai, mais bonita me sinto-não por fora, mas por dentro!".

 E recentemente, saiu-me um desabafo semelhante, ao saber das vilanias de uma conhecida "não quero pecar, mas há pessoas tão más que nos fazem sentir uns autênticos santos!".

Sempre me avisaram para ter cuidado com estes pensamentos, porque podem roçar a soberba e da soberba à tolice ou ao descuido de si mesma, vai um passo.

Além disso, não há maneira de corrigir os nossos defeitos - nem de ter tolerância com as falhas alheias-  senão achando-nos a mais imperfeita das criaturas. Todavia, é sempre bom observar os outros: não para lhes cortar na casaca, mas para ter presente aquilo que não queremos de todo ter por perto, quanto mais ser ou fazer.

 Há que peneirar muito bem o que se vê e ouve por aí, com uma peneira fina...mas passar por ela, com igual rigor, aquilo que fazemos, usamos, pensamos e dizemos. E se acharmos que a nossa "farinha" não tem impurezas, óptimo! Mas não nos descuidemos sendo indulgentes connosco, tapando o sol com a peneira, achando "já peneirei tudo ontem, não preciso de o fazer hoje". A peneira da consciência, da análise rigorosa, da imparcialidade e do rigor devia andar sempre connosco...mesmo que isso se possa traduzir, para alguns, em intransigência ou até "peneiras". 

1 comment:

C. N. Gil said...

Pois...

...um dos grandes problemas que vejo por aí é o facto de a maior parte das pessoas saber criticar os outros, mesmo quando fazem EXACTAMENTE a mesma coisa!

Lógico que em causa própria há sempre justificações...

:)

Textos relacionados:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...