Recomenda-se:

Netscope

Sunday, August 9, 2015

Ah valente.





Diz que esta semana, na Viagem Medieval em Santa Maria da Feira (onde ando há que tempos para dar um saltinho, embora gostasse mais de feiras medievais antes de pipocarem para aí como cogumelos...) houve pancadaria entre grupos rivais, que parecia uma versão medieva da aldeia do Asterix.

E eu só digo que gostava de ter visto, e que as coisas divertidas só acontecem quando eu não estou. Os homens andam tão choninhas e as pessoas tão politicamente correctas que chega a ser refrescante ver meia dúzia de marmanjos que não se ensaiam de dar duas traulitadas uns nos outros, uma gaita de foles na cabeça de um, uma espadeirada pelos ares e zás trás, tudo a fugir, a bicharada a correr, pipas a rolar e o mulherio aos gritos. Também , o que é que esperavam de uma feira medieval com um mínimo de autenticidade? Claro que a autenticidade se acabou quando interveio a GNR, que não estava mascarada...mas sempre se pôde gritar "aqui d´El Rei!" e "ó da guarda" com alguma razão de ser.

Isto sem defender cá violências, que eu não sou pela selvajaria... mas aquilo é lá violência, dali a nada vai tudo para os copos e não se fala mais nisso. Sempre é mais varonil, mais digno do povo do senhor D. Afonso Henriques e mais saudável do que o hábito enjoado de agora: não sabem beber, travam-se de razões e depois processam-se, uns grandalhões de lagriminha no olho, a choramingar "ele deu-me um soco". 

Vá que ainda por motivos disparatados, ainda há homens capazes de puxar uns colarinhos neste país...não morreram todos em Alcácer Quibir, nem foram pela barra fora nas caravelas...


1 comment:

C. N. Gil said...

Bolas pá...

...se eu soubesse tinha lá ido!

Caneco!

:)

Textos relacionados:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...