Recomenda-se:

Netscope

Friday, September 18, 2015

Tendência: bâton castanho (mas pouco)


O bâton castanho, revivalismo dos anos 90, tem estado na ordem do dia a par com o delineador de lábios mais ou menos evidente.

Resisti-lhe bastante porque prefiro cores que iluminem o rosto... e o castanho, se mal escolhido ou mal acompanhado, é um tanto perigoso porque  (especialmente em tons muito fechados ou cor de tijolo)  costuma dar um ar adoentado e ressaltar olhos cansados, principalmente em louras ou ruivas. Assim, enfermiço:


Neste momento porém, o bâton "castanho" pode ser muita coisa, desde que tenha algum pigmento dessa cor: de um nude profundo ou rico a um acinzentado, passando por um tom chocolate, até ao bourdeaux quase negro

A escolha vai depender do seu tom de pele. As mais morenas poderão tentar nuances profundas sem risco, já as branquinhas têm muitas opções intermédias por onde escolher.

  A vantagem do castanho é que pode parecer edgy, quase vampiresco, mas discreto e distinto ao mesmo tempo.  Ou seja, exige reflexão mas empregado adequadamente fica lindo, mesmo em looks mais clássicos do que vanguardistas.

As meninas tradicionais podem usar variantes de nude mais ricas ou inspirar-se nos anos 1940, para um ar retro, em vez de pensar em looks que remetem para o punk ou o gótico (que de qualquer modo, é tendência este Inverno).

Pode usar-se mate ou brilhante - aqui entre nós, acho que resulta melhor num mate aveludado. Nem "brilhento" como no início do milénio, nem um mate seco como nos anos 90 (lembram-se daqueles bâtons da tia, de longa duração, que pareciam cimento? Há quem esteja a ressuscitar essa textura; pessoalmente passo).

Como encontrar o "castanho" certo para si pode ser tão intrincado como descobrir o nude que lhe vai bem, recomendo uma técnica que tenho utilizado com bons resultados. Há uns meses usei-a para obter o nude e os bourdeaux que desejava:



Entretanto, esta semana decidi aplicar o truque conseguir para um castanho suave que me agradasse:



Aqui vai: escolha um bâton (neutro, cor de vinho ou se for ruiva, encarnado) que seja hidratante (pode ter algum brilho) para servir de base. Tendo os lábios delineados e pintados, pegue numa daquelas caixas de sombras com todos os tons do arco íris, que raramente utiliza (todas temos, vá la). Escolha uma cor ou mais para obter a nuance desejada. 

Pode experimentar com diferentes castanhos e grenás. Use esponjas de sombra descartáveis ou os dedos para aplicar por cima o castanho/ bourdeaux/etc que quiser, preenchendo todo o contorno até ficar satisfeita com a cor. Além de permitir ajustar o tom ao milímetro, vai durar longas horas. 

Assim escusará de investir num bâton passageiro ou de se arrepender com uma má compra, além de conseguir o mais impecável mate aveludado.




1 comment:

Géraldine said...

Sissi, muitíssimo obrigada pela dica. Esperimentei e fiquei satisfeita com o resultado. :-D

Textos relacionados:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...