Recomenda-se:

Netscope

Tuesday, November 17, 2015

"Vê se pões a gargantilha..."


Há algum tempo que as gargantilhas, ou chokers, andavam a dar um ar da sua graça em modelos mais ou menos discretos, num puro revivalismo dos anos 90 -até aquelas horrorosas de elástico estilo tatuagem, remember?

Era uma questão de tempo até versões mais declaradas começarem a ver-se nas ruas.



 Pessoalmente fico contente com a ideia porque - adepta do less is more e pouco amiguinha de berloques e bijutarias como sou - a gargantilha, talvez por ser uma peça de inspiração vitoriana, foi das poucas que (em tecido ou materiais mais nobres, como as pérolas) sempre teve free pass no meu guarda jóias.

 Usa-se com um simples vestido que realce o colo, et voilà: uma mulher 
sente-se  num romance de Oscar Wilde ou num café-concerto da Belle Époque, vendo de perto as primeiras elegantes e as mais famosas demi-mondaines do tempo. 


A "Bela Otero" com uma gargantilha preciosa

Ainda guardo algumas das preferidas que usei em tempos - e de resto, a maioria dos colares de que mais gosto segue mais ou menos esse desenho.



 Afinal, a gargantilha é uma jóia forte, que dispensa outras. Mas apesar disso transmite vulnerabilidade e feminilidade, presta-se a uma série de associações de ideias - o nome em inglês diz tudo.



 Depois, fica bonita num pescoço elegante e também é versátil: casa lindamente com decotes profundos para ocasiões formais (mais vitoriano, impossível) e igualmente com camisas ou tops para o dia, num look entre o gótico e o grunge.



 Seja em versões preciosas ou semi; uma simples fita de veludo (que pode ou não levar rendas, brilhantes, uma medalha ou um camaféu); ou para as mais jovens e arrojadas, versões punk, um choker encanta pela simplicidade. Recomenda-se integrar esta peça rapidamente na lista de acessórios, observando apenas uma regra: quem não tiver um "pescoço de cisne" deve evitar os modelos muito elaborados, optando pelas versões finas e menos justas à pele. 

No comments:

Textos relacionados:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...