Recomenda-se:

Netscope

Thursday, January 21, 2016

"Sim" e "Não" do dia #1

Às vezes, a diferença entre o bom e o mau styling está nos pequenos nadas. Um toque original (frequentemente, aliando as tendências às necessidades práticas) pode fazer um look, enquanto um erro cometido por insensibilidade ou descaso deita por terra uma toilette que de outra forma podia ser interessante.

Assim, decidi criar uma pequena rubrica nova aqui no Imperatrix (há tempo que não estreávamos uma!) : pequenos "Sim" e  "Não"  que elevam ou estragam um visual.

- Sim: brincar às camadas com um blusão de couro

Além de os perfectos e biker jackets estarem na moda neste momento, são um clássico e um básico. O que significa que provavelmente muitas de nós terão um exemplar em casa. Ou mais do que um (sabem o complexo "um que se herdou, outro que apareceu a bom preço e era pena deixá-lo na loja porque enfim, é pele verdadeira, outro que era tão bonito e não se resistiu, etc"). Mas seja para tirar partido dos que já tem ou para justificar a compra de um todo o terreno destes, dar-lhes mais uma utilização é sempre benéfico. Afinal, um casaco assim é demasiado útil e confortável para se vestir apenas como agasalho de meia estação. 



Uma vez que está em voga usar camadas, tenho utilizado os meus perfectos e bikers como se de blazers ou coletes se tratassem: sob um statement coat ou sobretudo de lã, fazenda ou tweed; sob uma canadiana ou mesmo debaixo de uma gabardina clássica ou capa sem mangas! Os blusões mais curtos, justos e maleáveis são ideais para conseguir esse efeito sem acrescentar demasiado volume. 
 A combinação resulta bem com coordenados de calças, mas igualmente com vestidos. O melhor? Pode andar-se de mangas curtas debaixo do casaco de pele, que garanto que o frio não passa. Ah - e funciona para o menino e para a menina.

 - Não: peças a fazer pendant, como as criancinhas

Sabem quando alguma pequenada, que ainda não tem obrigação para mais (o estilo apura-se com o tempo, já se sabe) convence os pais a comprar-lhe todo o merchandising do herói do momento...e depois quer usar tudo junto? Para levar para a rua. Isso. E se não tiver educadores com pulso muito firme e gosto apurado, lá vai o pequeno para a escola vestido com t-shirt, ténis e mochila do Homem- Aranha, ou a pequena toda vaidosa com saia, t-shirt, sapatos, casaquinho e mochilinha da Violetta/Floribella/Frozen. 

Tudo a condizer, é uma festa...pois bem, isto nas crianças desculpa-se mas nos adultos nem tanto. O pior é que vejo muita menina crescida a fazer mais ou menos o mesmo número: gosta de uma tendência, por isso acha que tem de a exibir em mais do que uma peça ao mesmo tempo, em vez de deixar que um elemento no conjunto fale por si.
 Há dias vi acontecer isto com as franjas: uma senhora, levando demasiado à letra a velha linha de orientação de coordenar a carteira com o calçado, passeava toda contente com umas lindas botas às franjas e uma carteira com o mesmo efeito. Resultado? Parecia vinda do Faroeste...e por acaso era tudo em pele e de boa qualidade, senão que seria!

Num visual equilibrado podem estar presentes duas, no máximo três tendências (e como três já é muito, convém que a terceira seja super subtil-o bâton do momento ou algo do género) e muito importante, um e um só elemento de cada. 

 

2 comments:

Carmen Rocha said...

Adoro o seu blog.
Confesso que não me conquistou à primeira, nem à segunda... Mas achei-o peculiar. Precisei de tempo para compreender o espírito. Continuei a vir.
Hoje adoro. Gosto do seu gosto, aprecio os seus valores, adoro o facto de não ser - de todo- populista.

Admiro muito pessoas que pensam por si.

Ah, e adoro o facto de ser um blog com substância, que não vive de frases curtas e simplórias ou mero catálogo de imagens.

Continuarei deste lado, assiduamente.
Tenha um excelente ano.



Imperatriz Sissi said...

Muito obrigada pelas suas palavras, Carmen :)

Tenho consciência de que este humilde boudoir se estranha à primeira...

Espero que continue a visitar-me. Beijinho e votos de um excelente ano!

Textos relacionados:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...