Recomenda-se:

Netscope

Wednesday, January 20, 2016

Três filmes com looks inspiradores da semana


Eu e a minha mania de me sentar a ver filmes que já devia ter visto mas não me apeteceu ou não calhou. Ou que por acaso estão na máquina do tempo quando acontece andar à procura de qualquer coisa para me entreter nos bocaditos vagos. Quase sempre descubro alguns visuais inspiradores. Certos figurinistas têm de facto talento - e uma vida mesmo divertida...

1- The Bachelorette


Este tem uns anos, acho que até já tinha passado os olhos por ele e a premissa não me agradou muito (três raparigas dadas a todos os excessos e desbocadas que se fartam? Not my cup of tea!). Porém, vendo melhor, vale a pena deitar o olho às toilettes de Kirsten Dunst, que faz o papel de uma queen b***tch de primeira. E já se sabe, as vilãs (ou pelo menos, as anti-heroínas) vestem sempre melhor.


 Quando se trata de estilo, evil is cool. Para começo de conversa, a personagem, Reagan, tem um cabelo louro-branco lindo e decente (porque uma coloração loura, seja em tons frios ou quentes, não tem meio termo: ou parece muito bonita e muito cara ou é francamente reles). A actriz é loura natural mas mesmo assim está um trabalho muito bem feito. E é claro que uma má da fita carreirista mas sofisticada e super composta, uma mulher-Alfa do tipo Rainha do Gelo, não podia usar outro que o louro-açúcar de CZ Guest ou de Carolyn Bessette-Kennedy


A combinar com um bâton encarnado do mais clássico e um guarda roupa muito polido e lindo de morrer em tons neutros,com direito a acessórios Chanel, peças de Phillip Lim e Kate Spade. Os visuais das outras personagens também merecem uma olhadela- nomeadamente, Isla Fisher num vestido que só não passa das marcas porque é Dolce & Gabbana, que sabe a fronteira exacta entre o sexy e o vulgar: se um vestido é muito apertado, convém que seja extremamente bem feito.

Bom trabalho da versátil stylist Anna Bingemann.


2 - Millenium: The Girl With the Dragon Tattoo

Quando saiu não me despertou curiosidade, e esta semana apanhei o filme a meio... agora vou ter de o rever com atenção para mais detalhes, mas foi o suficiente para me agarrar às toilettes. Yup, que se dane o serial killer, o guarda-roupa é que me fez colar ao enredo.
 A figurinista Trish Summerville fez um trabalho extraordinário, embora subtil, vestindo na perfeição uma série de personagens diferentes de épocas distintas. 

De trajes dos anos 1960 ao visual Bon Chic Bon Genre da sempre lindíssima Joely Richardson passando pela elegância sóbria de Daniel Craig e pelo look punk-gótico de Rooney Mara (com uma colecção impressionante de perfectos e biker jackets envelhecidos de propósito que não consegui averiguar mas suspeito que possam ser Rick Owens, Yang Li ou Balenciaga)não esquecendo o seu disfarce de benzoca com vários trench coats e vestidos (Burberry?) em tons de bege, o filme é uma festa para olhos atentos.

3- Hansel & Gretel: Witch Hunters


Este já andava há séculos com curiosidade de ver e por acaso saiu mais interessante do que eu esperava. É muito difícil fazer a belíssima Gemma Arterton parecer mal (acho que a menina quando quer fica bem até num saco de batatas) mas nunca a vi tão bonita como aqui- o mérito também vai para o departamento de caracterização e maquilhagem, sem dúvida. 


Porém, quando se trata de um filme de conto de fadas, cuja acção se desenrola numa época não especificada (sec. XVIII? Inícios de século XIX, quando a versão mais conhecida de Hansel & Gretel foi publicada? Um período imaginário maluco?) é muito fácil cair na tentação de os figurinos parecerem máscaras baratas.


 Aqui não: a costume designer Marlene Stewart assegurou que cada detalhezinho foi bem feito, que as roupas tinham o devido toque "gasto" e que cada peça foi ajustada ao milímetro para quem a vestiu. De modo que temos um festival de corpetes, espartilhos, blusas de camponesa, calças e casacos em pele que parece bruxedo, mas que bem pensado, dava para pedir algumas coisas emprestadas e levar à rua nesta estação sem problemas, vide.





No comments:

Textos relacionados:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...