Recomenda-se:

Netscope

Saturday, February 20, 2016

As avós têm MESMO sempre razão.




Há tempos falei-vos na mania de dormir com mantas e cobertores pesados e consistentes, táctica instintiva mas infalível da avó a que nenhuma insónia de criança resistia. E vá-se lá saber porquê, ainda hoje se me querem ver em modo off é atabafarem-me com um cobertor que não seja leve. O truque resultava tão bem comigo e com os meus primos que já dei por mim a pensar que o melhor presente para um baby shower são mini cobertorzinhos e mantinhas aconchegantes: descanso garantido para pais de primeira viagem!

E por estes dias, cá em casa disseram-me que afinal não era mania, eu tinha mesmo razão. Ou melhor, a minha querida avozinha é que nunca se enganou. Não é um mito, isso de a roupa de cama "pesada" ajudar a dormir melhor. Segundo alguns especialistas, é um santo remédio contra a espertina, o stress e a ansiedade. "Terapeutas ocupacionais têm observado que enquanto um toque leve alerta o sistema nervoso, a pressão profunda é relaxante e calmante. Um cobertor pesado molda-se ao seu corpo como um abraço caloroso. A pressão também ajuda a relaxar o sistema nervoso".

O que, mais do que me dar razão, comprova a máxima "as avós sabem sempre tudo". A intuição de quem foi mãe duas vezes dá-lhes conhecimentos e estratégias que os terapeutas só descobrem depois de se virarem do avesso!

Por isso, se têm dificuldades em conciliar o sono ou crianças que não pregam olho em casa, antes de recorrerem a remédios ou terapias mais exóticos, considerem pôr de lado a roupa "térmica extra leve" e dar uma chance aos cobertores "de papa", às colchas fofas, às mantas de retalhos e aos edredons da arca do enxoval (aqueles que custam imenso a levantar para fazer a cama). À falta disso, até o IKEA vende umas versões actuais bem pesadotas e macias. Uns almofadões e travesseiros bem grandes também ajudam. É cair nos braços de Morfeu enquanto o João Pestana esfrega um olho.










No comments:

Textos relacionados:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...