Recomenda-se:

Netscope

Monday, February 1, 2016

Dois conselhos dos Vikings para homens de hoje


Um dos sites masculinos mais interessantes que para aí andam teve a boa ideia de publicar uma famosa colecção de versos viking atribuídos ao próprio Deus Odin.Vale a pena ler estes velhos provérbios sobre honra, hospitalidade, bravura e hombridade, que continuam muitíssimo actuais. Afinal, mais elmo menos elmo, com ou sem espadas e lanças, o comportamento masculino ancestral não se alterou tanto como isso. E de acordo com algumas vozes sensatas, urge cultivar na Europa - ou recuperar - os tradicionais valores e comportamentos viris, a bem da se segurança das mulheres e de uma sociedade equilibrada.



E claro, não há nada mais "macho man" do que um Viking. Para grandes males, grandes remédios- a homens que perderam o norte, apliquem-se massivas doses nórdicas de um arquétipo masculino por excelência!

Das 80 máximas retiradas do Hávamál ("ditos do Altíssimo") guardei duas que me pareceram particularmente sensatas para os homens actuais, que salvo raras excepções andam precisados de recordarem quem são...ou quem deveriam ser:


1- "Sensato e reservado/
Todo o homem deveria ser/ 
 e cauteloso ao confiar nos amigos/
muitas vezes um homem recebe o castigo/ 
das palavras que diz a outro".


Não há nada pior do que um homem influenciável, cheio de curiosidade mesquinha e de ouvidos leves, que troca tricas e mexericos como uma flausina ou rege a sua vida de acordo com o que ouve dizer. 

Por incrível que pareça, há muitos assim: abelhudos e bisbilhoteiros. Depois, na era das redes sociais e com uma vida mais sedentária, o fenómeno agravou-se. Muito mau também é quando um homem não sabe distinguir os amigos verdadeiros dos "amigalhaços" da onça, sempre prontos a aproveitarem-se das vantagens de uma amizade mas pouco capazes de serem leais quando a ocasião o exige...ou pior ainda, quando se coloca tais "amigos" à frente da família

A palavra de um homem deve valer um escrito, e um Senhor ouve duas vezes, filtra a informação e fala só uma...além de saber estabelecer prioridades bem claras quanto ao seu círculo social. O "núcleo duro" que rodeia um cavalheiro tem de ser tão criteriosamente escolhido como o d´O Príncipe de Maquiavel - ou seja, com pouquíssima gente autorizada a opinar e um "quem manda aqui sou eu" escrito em letras gordas. Um homem forte não dá contas da sua vida nem receia dar um soco na mesa se as amizades pisam o risco. O resto são, passe o termo, mariquices de mentes fracas. Ou cobardias de homens beta ( passivos, efeminados, sem pulso nem fibra) cheios de medo de desagradar e incapazes de suportar qualquer tipo de confronto.


2- "Um homem tolo/
se obtém riqueza ou o amor de uma mulher/
enche-se de soberba, mas nunca de sabedoria/
fica mais e mais arrogante a cada dia".

Já se sabe que os tolos não podem ter nada sem se deslumbrarem logo. Já um homem a sério tem consciência de que tudo o que é grandioso, belo, bom, raro ou impressionante - sejam vitórias profissionais, poder, status social, património ou o amor da mulher dos seus sonhos - dá trabalho. Implica uma grande responsabilidade. Muitas das melhores coisas na vida são "leves de obter e pesadas de manter". 

Assim, um cavalheiro ajuizado esforça-se para conservar aquilo que possui. Não se gaba disso, não se enche de excessiva confiança, não toma nada por garantido nem se torna arrogante, antes pelo contrário. Sabe que quanto mais tem, mais é esperado dele. Vê-se muito isto nos atletas famosos: quantos não começaram por ser grandes promessas apenas para se encherem de vento, andarem em estroinices em modo "sou o maior" e desaparecerem de cena pouco depois? Os desportistas que se mantêm no topo são os que fazem pouco caso da fama e trabalham duramente para não caírem do pódio. E assim é nos negócios e no amor: um tolo considera-se invencível nos negócios, ou que uma vez conquistada a mulher que deseja pode fazer os piores disparates, pois já possui tudo. E quase sempre se engana.

Espertalhões, estes Vikings!


No comments:

Textos relacionados:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...