Recomenda-se:

Netscope

Sunday, October 28, 2012

Lookbook, instagram...sim ou não?



De vez em quando há assim umas modas novas de quem toda a gente desata a falar, out of the blue, sem que se compreenda o motivo de uma sensação tão grande. Confesso que demorei um pouco a perceber o que vinha a ser o Instagram, e uma vez percebido (acho) continuo a não ver onde está a piada. É capaz de ser engraçado brincar com esse Photoshop instantâneo, mas como em boa verdade:

a) Não uso iPhone, sou uma rapariga Blackberry e pouco adepta de aplicações;

b)Gosto de partilhar imagens ou o que seja com calma e parcimónia, quando chego a casa; confesso que andar por aí a dizer onde estive, deixei de estar e com quem me faz sentir como se tivesse a CIA atrás de mim;

c) Pelo que vi até agora, os retratos "passados" pelo Instagram ficam feios na mesma, todos cinzentões e desfocados.

Logo, não creio que tivesse grande utilidade para mim. O Lookbook já é outra coisa: acho o conceito bastante engraçado. Recordo-me que quando começou a surgir a ideia de street fashion tinha pena de não haver mais suportes onde pudesse apreciar o trabalho dos cool hunters. Foi antes do Sartorialist e outros que tais...
Tem uma certa graça criar um registo dos visuais (até para uso próprio, para conhecer melhor o nosso guarda roupa) e apreciar as invenções de outras pessoas. Há realmente gente - profissional, semi ou amadora - com uma criatividade enorme e um estilo muito giro. Outros não terão noção do que lhes fica bem e fazem figuras menos lisonjeiras...
Gosto muito de fotografia e uma vez por outra partilho convosco aqui, ou no 
Facebook, alguns coordenados para ilustrar tendências que tenha mencionado. Ter tudo isso reunido num só local não é desprovido de lógica (isso, ou um template que permita reunir os looks no blog, como tenho visto por aí). No entanto, há aspectos em que o Lookbook não me seduz. Para stylists e outros profissionais acho que não poderia fazer mais sentido; em tudo o resto, simples fotografias retiradas do contexto podem facilmente confundir-se com um exercício de vaidade um tanto vazio - para não falar nos rumores de maldades e insultos entre utilizadores. Não tenho opinião formada, portanto. E vocês? Utilizam estas modernas engenhocas para soltar a vossa criatividade?


3 comments:

Tamborim Zim said...

Para veres o nível da minha insciência, desse tal do Lookbook ouvi falar agora, por ti. Li, aliás:)Dei uma espiadela de segundos ao Instagram, achei o formato meio inestético e sem graça, e n percebo qual é a vantagem sobre o Facebook, essa sim uma rede, a meu ver, quase perfeita. VOu investigar o Lookbook.Beijas.

Tamborim Zim said...

Ui, Sissi, aterrada! O povo sai à rua p se postar no Lookbook e o resultado é aquela canseira visual onde as nossas "faxionistas" se vão inspirar talvez...arreda! N, penso q n irei lá postar os meus looks. Znif.

*C*inderela said...

Eu sou muito naba nestes assuntos. Não conhecia o Lookbook (tenho que pesquisar) e só descobri o que era o Instagram há pouco tempo. Depois de ver o dito cujo espalhado em vários blogs até gosto mas não entendo a "moda". É giro mas nada por ali além.

Textos relacionados:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...