Recomenda-se:

Netscope

Tuesday, November 27, 2012

Chá de noção: erva venenosa, pior que cascavel...

É isso mesmo, filha, disparata para aí....
De vez em quando - e raramente por iniciativa minha, pois selecciono muito as companhias já para prevenir coisas destas - pessoas sem noção aparecem com o firme propósito de me arreliar, a fazer trampolinices e a declarar-me guerra na tentativa de me estragar o dia. Contra maçadas dessas, só há duas atitudes a tomar:

Hipótese a) Dar o cold shoulder, o desprezo nítido que a comédia merece, e conceder ao assunto umas boas gargalhadas, que os tempos não andam para rir e todas as ocasiões para o fazer - com siso, entenda-se - são boas.


Hipótese b) Mostrar que quem não se sente não é filho de boa gente e contra atacar com veneno e fúria igual, ou um certo número de estampilhas/lamparinas/arrochadas/ safanões/ estalos/bengaladas/bofetões/pontapés/galhetas *inserir mais termos a gosto* por aqueles costados abaixo, para não se acharem mais espertos que os outros. Ou como diria Heathcliff em O Monte dos Vendavais, "julga que me dá um soco e não leva o troco"? Sendo que armar banzés e desacatos tão pouco cristãos só em último caso, mas nunca se sabe.


Para cúmulo, vá-se lá saber que pecado terei cometido, as pessoas que embirram comigo costumam ser cabeçudas e com ausência de pescoço: por isso, mesmo que queira torcer-lho num assomo de impaciência,  tenho sérias dificuldades

Como infantilidade e modos rústicos são coisas que me matam a inspiração, impedindo-me de escrever algo remotamente decente, recorro a autores dignos de citação. E hoje só me lembro de duas coisas que falem por mim. Uma delas é a minha canção preferida de Rita Lee, Erva Venenosa:

(...) É toda recalcada
    A alegria alheia a incomoda
Venenosa 
Erva venenosa  
É pior do que cobra cascavel
Seu veneno é cruel

Se porta como louca
Achata bem a boca
Parece uma bruxa um anjo mau
Detesta todo mundo
Não para um segundo
Fazer maldade é seu ideal

Como um cão danado
Seu grito é abafado
É vil e mentirosa
Deus do céu como ela é maldosa
A outra é a pena do tio Eça de Queiroz, useiro e vezeiro em retratar infâmias, enxovalhos, tricas, pulhices e picuinhices em toda a sua sordidez. Nada mais eloquente do que expressões como "encher a cara de chicotadas", "dar bengaladas", "beber o sangue a fulano" e por aí fora....Não é nada pessoal; não há intenção de ofender, mas muita de arrancar as orelhas:


" (...) talvez me entretivesse
a rola-lo aos pontapés por esse Chiado abaixo, a elle e á versalhada, a
essa lambisgonhice excrementicia com que seringou Satanaz!"
Alencar, in Os Maias


 "Mas quando o Damaso parou defronte, no outro passeio, todo de costas para elle, ostentando rir alto com o Gouvarinho, não se conteve, atravessou a rua.
Foi breve, e foi cruel: sacudiu a mão do Gouvarinho, saudou de leve o Cohen: e sem baixar a voz, disse ao Damaso friamente:
- Ouve lá. Se continúas a fallar de mim e de pessoas das minhas relações, do modo como tens fallado, e que não me convém, arranco-te as orelhas (...)"

Carlos da Maia, idem

"- Eu venho aqui perguntar-lhe da parte do Damaso, se você hoje, n'aquillo que lhe disse, tinha tenção de o offender. É, só isto... A minha missão é apenas esta: perguntar-lhe se você tinha intenção de o offender.
Carlos olhou-o, muito sério:
- O quê!? Se tinha intenção de offender o Damaso quando o ameacei de lhe arrancar as orelhas? De modo nenhum: tinha só intenção de lhe arrancar as orelhas!
Telles da Gama saudou, rasgadamente:
- Foi isso mesmo o que eu respondi ao Damaso: que você não tinha senão essa intenção. Em todo o caso, desde este momento, a minha missão está finda..Então só intenção de lhe arrancar as orelhas? nenhuma de o offender?...
- Nenhuma de o offender, toda de lhe arrancar as orelhas... "

                              Carlos da Maia e Telles da Gama, ibidem

4 comments:

Sérgio Saraiva said...

Por acaso acho que gostava de te ver, em modo b)

Tens aspeto de ficar mesmo sexy quando te enervas, assim com a cara vermelha, o cabelo despenteados, a raiva... a raiva... grrrrrr...

Vai uma luta de almofadas? :p

Opss... é desta que sou banido :p

Tamborim Zim said...

Rebrilhante e em fúria hiper glamourosa Sissi! Ai o dâmasozinho, ai o tio Eça! De facto, há criaturas totalmente lambisgoientas. Mas q nos inspiram, indepentemente da peçonhez da inspiratio.

Tamborim Zim said...

E a Rita Lee entra a matar, como sempre! Muito gata ferina.

Imperatriz Sissi said...

@Sérgio - não queiras, não é um espectáculo glamouroso :D

@Tamborim - O tio Eça deve ter conhecido MUITA gente chata,peçonhenta e sabuja para descrever o tipo com tanta precisão. O poder de observação dele é extraordinário, mas deve ter arranjado bons modelos. Sempre tive curiosidade de saber quem foi a inspiração para criar o Dâmasozinho...

Textos relacionados:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...