Recomenda-se:

Netscope

Wednesday, November 7, 2012

Eu embirro com..."equipas jovens e dinâmicas"

Quando penso em "equipa jovem e dinâmica" é isto que me vem à cabeça.
Este assunto tem vindo à baila aqui no Imperatriz, a propósito dos disparates que vejo nos anúncios de emprego portugueses (impossível não reparar neles, com tanta gente a falar da mesma coisa...). Ora, uma tolice que aparece em nove de cada dez anúncios é "integração em equipa jovem e dinâmica". A "equipa jovem e dinâmica" é assim uma coisa como o Bá, os gambuzinos e o défice: anda de noite, ameaça vagamente, toda a gente fala nela mas ninguém sabe o que é. A "equipa jovem e dinâmica" serve para tudo: para estágios não remunerados (nem ajudas de custo pagamos, era o que faltava, também não pagámos aos outros 100 estagiários que cá andaram, porque havíamos de gastar dinheiro com caras novas? Mas reparem: oferecemos integração em equipa jovem e dinâmica para empresas que ainda não têm reputação e logo, não sabem muito bem o que fazem, mas a quem dá jeito trabalho à borlix disfarçado de parceria (nesta fase não podemos pagar um chavo a ninguém/ trabalha-se à comissão sem ordenado base mas oferecemos integração em equipa jovem e dinâmica) ou para tornar apelativo um anúncio para um emprego que de apelativo não tem nada, estilo:

Chefe:  Mariana, preciso que me escreva um anúncio giro, assim moderno, para contratarmos alguém.
Secretária: E o que devo colocar no anúncio?
Chefe: Exige-se diploma do Chapitô, prémio Nobel, viatura própria, paciência de santo, etc, etc...
Secretária: E na parte "oferece-se" o que é que eu escrevo?
Chefe: Eu sei lá! Invente! Faça isso giro, ouviu?
Secretária: * em surdina* mas o que é que eu hei-de gabar neste buraco? As instalações são uma treta, o ordenado é uma porcaria, o trabalho é repetitivo, os colegas andam sempre à batatada. Olhe, dane-se. Vou fazer copy/ paste dos outros que para aqui andam. 


Newsflash, minha gente: "equipa jovem e dinâmica" (sem mais nada, pelo menos) não é atraente. Soa a patranha e a falta de imaginação, no mínimo. Para já, porque embora nem toda a gente seja talhada para trabalhar num lar de terceira idade, por outro lado nem toda a gente é obcecada com a juventude - concorre-se para evoluir numa carreira, não para entrar nos Morangos com Açúcar. "Equipa jovem e dinâmica" dá a impressão de um grupo de maçaricos e estagiários sempre a entrar e a sair, ou de uma empresa que não tem solidez, nome, experiência ou boas condições para oferecer a ninguém. Onde estão as pessoas "da casa" e os comandantes do barco? Não há continuidade na empresa? Despedem as pessoas quando chegam a certa idade para que a equipa continue a ser jovem? Hein? Depois,  "equipa jovem e dinâmica" não me diz nada. Pode ser-se dinâmico e só fazer asneiras. Por outro lado, qualquer equipa de trabalho é suposto ter dinamismo, olha a grande avaria. Original, original (e mais honesto, se calhar...)  era dizer "integração numa equipa de valentes preguiçosos". E afinal, o que vem a ser uma  "equipa jovem e dinâmica"?  Uma equipa de hiperactivos a saltitar com sorrisos parvos, a correr de um lado para o outro sem motivo e a fazer corridas com as cadeiras do escritório? Uma empresa que só contrata gandas malucos de boné ao contrário e calças a chegar ao chão? Ou isso é uma ameaça a dizer "aqui trabalha-se debaixo de um stress doido e quem se queixar por não receber horas extraordinárias não é jovem nem dinâmico"? Nenhum dos cenários me parece bem. Uma coisa é certa, se alguma vez colocar um anúncio para contratar pessoas a última coisa que quero é uma equipa jovem e dinâmica. Se há coisa que me dá náusea são as frases feitas...


4 comments:

Charmoso said...

Sempre tive um emprego estável e sempre evoluí na carreira de forma robusta, mas de facto, quando me passam coisas dessas pelo olhos só me penso numa coisa: neste antro ninguém faz carreira!! Sim, porque se uma equipa é jovem, então quer dizer que há uma elevada taxa de rotatividade de recursos humanos. Se uma equipa é dinâmica e isso precisa de ser gabado!?!?!? Bom, eu não consigo imaginar uma única pessoa a ter um emprego que não tenha essa característica! Mas subscrevo as tuas palavras na integra...

Beijos com charme

A Bomboca Mais Gostosa said...

Mesmo!
Irritam-me esses anúncios, já tinha pensado nisso. E não, nunca ninguém sabe o que isso é.

Tamborim Zim said...

Baf! Terrífico à distância. Amei a possibilidade dos "valentes preguiçosos" - realmente, isso sim seria desafiante.

O Sexo e a Idade said...

A mim o que me encanita mesmo é a palavra "proactividade"!
Todos pedem gente proactiva e todos os que se oferecem dizem ser proactivos!
Ora peçam lá a essa gente que defina proactividade! Não sabem! Têm ideia de ser assim uma coisa...bom...proactividade é...
Não sabem, não sabem!
Não distinguem reactivo de proactivo!

Textos relacionados:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...